OUTROS PROJETOS DO INSTITUTO ARARA AZUL
Desde o início do projeto Arara Azul, os trabalhos de campo têm sido intensos e contínuos, principalmente no período reprodutivo das araras- azuis. Mesmo com equipe pequena, aproveitamos a oportunidade de estar no Pantanal, que é um verdadeiro laboratório para pesquisa, para desenvolver ou apoiar outros trabalhos, projetos, dissertação de mestrado, teses de doutorado etc.
Alguns trabalhos já foram concluídos e outros estão em andamento.
PROJETO AVES URBANAS – ARARAS NA CIDADE
COORDENAÇÃO: Neiva Guedes
EQUIPE: Larissa Tinoco Barbosa, Edson Diniz Pereira, Sabrina Appel, Aline Calderan e Neiva Guedes
Acompanhamos a chegada das araras-canindé e araras-vermelhas em Campo Grande, a Capital de Mato Grosso do Sul, desde 1999. Na época, houve um período acentuado de estiagem, que somados aos desmatamentos e queimadas, na zona rural e municípios do entorno, provocaram grande escassez de alimentos. Elas vieram de Terenos em grupos de 48 e 27 indivíduos. Uma parte do grupo se estabeleceu em Campo Grande e outra parte, continuou migrando para Ribas do Rio Pardo, Águas Claras, Três Lagoas, chegando até a divisa de Mato Grosso do Sul, com São Paulo e Paraná. Aves generalistas são frequentes em ambientes urbanos e a arara-canindé (Ara ararauna) é uma espécie comum na cidade de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul (MS).
Embora seja comum e com ampla distribuição, é pouco estudada em vida livre e estudos detalhados sobre sucesso reprodutivo são importantes para monitorar a população a longo prazo. Desta forma, o objetivo principal deste projeto é monitorar o sucesso reprodutivo da arara-canindé área urbana de Campo Grande, Mato Grosso do Sul e analisar os resultados, ao longo dos anos, com o desenvolvimento da cidade. Os ninhos cadastrados são acompanhados semanalmente por registro fotográfico desde a postura dos ovos até o voo dos juvenis. Os ninhos são correlacionados com a localização e distância de áreas verdes. É avaliado o nível de perturbação veicular (NPV) nos ninhos.
O período reprodutivo da arara-canindé em Campo Grande ocorre de agosto a dezembro, podendo se prorrogar até janeiro ou fevereiro do ano seguinte. Em média 92,3% dos ninhos com pares reprodutivos tem sucesso com a postura dos ovos, dos quais 83,3% tem sucesso com o nascimento dos ninhêgos e 81,6% tem sucesso no voo dos juvenis. Os ninhos são construídos em palmeiras nativas e exóticas e estão localizados dentro dos quintais das residências ou imóveis comerciais, calçadas e passeios públicos em avenidas e parques. A maioria dos ninhos cadastrados (54%) ficam dentro ou próximo de uma área verde.
As araras-canindé estão se reproduzindo com sucesso na área urbana de Campo Grande. Estudos complementares poderão determinar os fatores que influenciam a reprodução dessa espécie na cidade. As araras hibridas (resultado do cruzamento de arara Canindé (Ara ararauna) com arara vermelha (Ara chloropterus)) também estão sendo monitoradas. Pretende-se utilizar estas espécies, que são tão emblemáticas para envolver a comunidade nas questões ambientais, principalmente para a importância da conservação da biodiversidade.
PROJETOS EM ANDAMENTO
– Diferença genética entre grupos de araras azuis no Pantanal Norte e Sul
– Avaliação da perda de habitat da Arara Azul
– Monitoramento de ninhos naturais e artificiais no Pantanal de Mato Grosso
– Morcegos associados aos ninhos de Arara-azul no Pantanal
– Diferença genética entre grupos de araras azuis no Pantanal Norte e Sul
– Avaliação da perda de habitat da Arara Azul
– Monitoramento de ninhos naturais e artificiais no Pantanal de Mato Grosso
– Morcegos associados aos ninhos de Arara-azul no Pantanal
– Monitoramento de uma população de araras-azuis no Mato Grosso
– Projeto Biologia reprodutiva da maracanã-de-cara-amarela
– Resultado de imagem para MARACANÃ DE COLAR
– Estudo de Variabilidade Genética
– Monitoramento de uma população de araras-azuis no Mato Grosso
– Projeto Biologia reprodutiva da maracanã-de-cara-amarela
– Estudo sobre maracanã-de-colar
– Projeto Papagaio Verdadeiro
– Monitoramento da Biologia Reprodutiva da Arara Azul de Lear
PROJETOS ENCERRADOS
– Estudo sobre o Manduvi
– Monitoramento sanitário em filhotes de Araras-azuis no Pantanal
– Estudo sobre Chlamydia psittaci
– Vocalização das araras azuis
– Estudo sobre o Manduvi
– Monitoramento sanitário em filhotes de Araras-azuis no Pantanal
– Estudo sobre Chlamydia psittaci
– Vocalização das araras azuis
– Análise de metais pesados em Araras Azuis
– Conservação das Araras Azuis na região de Carajás, no Pará
– Ponto de cultura Futura Mente
– Projeto Arte de Fazer e Reciclar
– Programa de Conservação a Arara Azul de Lear
GUEDES, NMR, 2015. Projeto Arara Azul – Biologia, Manejo e Conservação. Instituto Arara Azul, Site. Campo Grande, MS, 112p.
Informações e Fotos por: PPPubli/Instituto Arara Azul
SAIBA MAIS
Gostaria de juntar-se a Beautiful Brazil e ajudar a divulgar as belezas de nosso pais?
Entre em contato (CLICANDO AQUI!)
Você também pode gostar deste conteúdo.
Camisetas Oficiais Beautiful Brazil
CAMISETAS OFICIAIS BEAUTIFUL BRAZIL A Beautifulbrazil representa a própria essência da nação brasileira e tudo de mais...
Isso é Matte
ISSO É MATTE A Beautifulbrazil esta começando a atuar também no segmento de produtos e tem o prazer de anunciar inicio...
Programa Amigos da Onça: Grandes predadores e sociobiodiversidade na Caatinga
Nossa missão é promover a conservação dos mamíferos carnívoros neotropicais e de seus habitats. O Instituto para a Conservação dos Carnívoros Neotropicais – Pró-Carnívoros é uma associação civil, de direito privado, não governamental e sem fins lucrativos.
0 comentários