Nascido em Teresina capital do Piauí, João Borges mora na cidade de Timon no Maranhão. São cidades separadas pelo Rio Parnaíba, rio que é fronteira natural entre os estados do Piauí e Maranhão. É formado em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Apesar de não ser ainda muito conhecido nacionalmente ele já é considerado um dos melhores artistas populares do país. Seus trabalhos em cerâmica rebuscam temas do regionalismo.
Em suas obras, valoriza os traços que preservam e harmonizam os aspectos da obra com os elementos de inspiração e sua realidade. Busca captar sensações provenientes das relações cotidianas, revelando as vivências do que lhes é natural, belo e poético. Persiste na releitura desse cotidiano, por acreditar ser ele “o óbvio que preserva tons de descobertas”. Elas contam histórias e vivências, combinando sensações que fluem do real ao imaginário.
Ele faz surgir do barro delicadas figuras humanas carregadas de simplicidade nos gestos e atitudes e com um realismo marcante. As roupas, os trapos são tão reais que parecem feitas de tecido, mas é puro barro. São homens, mulheres e crianças em cenas do cotidiano, muitas delas banais, mas que nas mãos de João se transformam em impressionantes obras de arte: são brincadeiras de criança, conversas no terreiro de casa, rodas de cantoria, atividades domésticas ou gestos corriqueiros, como um simples cumprimento ou a colocação de um par de brincos. São cenas que falam por si só por meio do estilo, expressão e simplicidade com que são apresentados.
“Os trabalhos desenvolvidos com a cerâmica se dão por um momento de reciprocidade, por uma relação de troca aonde eles também indicam e constroem caminhos. É uma interação que deva ser compreendida para além do elemento material, pela compreensão de que o barro é um canal para o fluir das inspirações, um elemento de aspecto vivo que não deve ser contido ou finalizado em si mesmo.”
“Feitos a torrão, lhes apresento o meu jeito de ver no cotidiano os sorrisos, os apertos de mão, os suspiros, o calor humano, um gole d´agua ou mesmo uma cantada… Simples assim. Não intento modelar a perfeição e sim o Momento, aonde o alimento de inspiração é o próprio chão e o homem por demais nordestino.
A intenção é provocador curiosidade e reflexão sobre o comum no cotidiano, ou mesmo, um convite à distanciar-se das complexidades para que se revele a força do simples. Vou falando do que já está dito e revelando o que esteve sempre adiante… De forma a encaminhar os sentidos ao aconchego poético sob o entrelace do barro e da forma. Por meio destas, vou contando histórias desse reboliço de gente proseando entre minhas interpretações. Assim, vou modelando a vida, de forma que o próprio chão escreva e conduza os olhares para o homem e para os significados que o eleva.”
Em 1992, antes de realizar o trabalho que realiza hoje com o barro, João Borges pintou alguns quadros. Segundo o artista, era algo muito diferente do seu trabalho atual, nessa época ele não tinha nenhuma intimidade com o barro, mas seu trabalho com as tintas já anunciavam os temas de suas esculturas. As obras de João Borges são como páginas de uma história que revelam o modo de vida e os costumes do povo sertanejo. Nesta história contada pelo artista permeia uma combinação de sentimentos que vai do real ao imaginário, certamente como fruto de sua vivencia e de sua compreensão dos costumes do sertão nordestino.
João Borges diz que cada escultura feita por ele tem sua peculiaridade e exige dele muita dedicação. Para ele, toda essa dedicação é para que sua obra não seja vista apenas como uma peça decorativa, mas sim como uma obra de arte que, segundo ele, caracteriza-se por uma entrega e retorno de sentimentos.
FONTE SITE OFICIAL JOÃO BORGES. Disponível em <http://www.joaoborges.com/> Acesso dia 30 de março de 2020.
SITE ARTE POPULAR DO BRASIL. Disponível em <http://artepopularbrasil.blogspot.com/2010/12/joao-borges.html> Acesso dia 30 de março de 2020.
Informações e Fotos: Acervo de João Borges
FONTE SITE OFICIAL JOÃO BORGES. Disponível em <http://www.joaoborges.com/> Acesso dia 30 de março de 2020.
SITE ARTE POPULAR DO BRASIL. Disponível em <http://artepopularbrasil.blogspot.com/2010/12/joao-borges.html> Acesso dia 30 de março de 2020.
Informações e Fotos: Acervo de João Borges
SAIBA MAIS
Gostaria de juntar-se a Beautiful Brazil e ajudar a divulgar as belezas de nosso pais?
Entre em contato (CLICANDO AQUI!)
Você também pode gostar deste conteúdo.
Camisetas Oficiais Beautiful Brazil
CAMISETAS OFICIAIS BEAUTIFUL BRAZIL A Beautifulbrazil representa a própria essência da nação brasileira e tudo de mais...
Isso é Matte
ISSO É MATTE A Beautifulbrazil esta começando a atuar também no segmento de produtos e tem o prazer de anunciar inicio...
Programa Amigos da Onça: Grandes predadores e sociobiodiversidade na Caatinga
Nossa missão é promover a conservação dos mamíferos carnívoros neotropicais e de seus habitats. O Instituto para a Conservação dos Carnívoros Neotropicais – Pró-Carnívoros é uma associação civil, de direito privado, não governamental e sem fins lucrativos.
0 comentários