+55 (47) 99246-8383

info@beautifulbrazil.com.br

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Our Services

Web Design

Your content goes here. Edit or remove this text inline.

Logo Design

Your content goes here. Edit or remove this text inline.

Web Development

Your content goes here. Edit or remove this text inline.

VIEW ALL SERVICES

Shop Our Products

Hoodies

Your content goes here. Edit or remove this text inline.

T-Shirts

Your content goes here. Edit or remove this text inline.

Jeans

Your content goes here. Edit or remove this text inline.

BROWSE ALL OUR PRODUCTS

More of us

Customer Reviews

Your content goes here. Edit or remove this text inline.

Good Stuff We do!

Your content goes here. Edit or remove this text inline.

More From Us...

Your content goes here. Edit or remove this text inline.

EXPLORE CUSTOMERS STORIES

Comentários – 

0

Discussion – 

0

João Borges

Nascido em Teresina capital do Piauí, João Borges mora na cidade de Timon no Maranhão. São  cidades separadas pelo Rio Parnaíba, rio que é  fronteira natural entre os estados do Piauí e Maranhão. É formado em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Apesar de não ser ainda muito conhecido nacionalmente ele já é considerado um dos melhores artistas populares do país. Seus trabalhos em cerâmica rebuscam temas do regionalismo.

Em suas obras, valoriza os traços que preservam e harmonizam os aspectos da obra com os elementos de inspiração e sua realidade. Busca captar  sensações provenientes das relações cotidianas, revelando as vivências do que lhes é natural, belo e poético. Persiste  na releitura desse cotidiano, por acreditar ser ele “o óbvio que preserva  tons de descobertas”. Elas contam histórias e vivências, combinando sensações que fluem do real ao imaginário.

Ele faz surgir do barro delicadas figuras humanas carregadas de simplicidade nos gestos e atitudes e com um realismo marcante. As roupas, os trapos são tão reais que parecem feitas de tecido, mas é puro barro. São homens, mulheres e crianças em cenas do cotidiano, muitas delas banais, mas que nas mãos de João se transformam em impressionantes obras de arte: são brincadeiras de criança, conversas no terreiro de casa, rodas de cantoria, atividades domésticas ou gestos corriqueiros, como um simples cumprimento ou a colocação de um par de brincos. São cenas que falam por si só por meio do estilo, expressão e simplicidade com que são apresentados.

“Os trabalhos desenvolvidos com a cerâmica se dão por um momento de reciprocidade, por uma relação de troca aonde eles também indicam e constroem caminhos. É uma interação que deva ser compreendida para  além do elemento material, pela compreensão de que o barro é um canal para o fluir das inspirações, um elemento de aspecto vivo que não deve ser contido ou finalizado em si mesmo.”

“Feitos a torrão, lhes apresento o meu jeito de ver no cotidiano os sorrisos, os apertos de mão, os suspiros, o calor humano, um gole d´agua ou mesmo uma cantada… Simples assim. Não intento modelar a perfeição e sim o Momento, aonde o alimento de inspiração é o próprio chão e o homem por demais nordestino.
A intenção é  provocador  curiosidade e reflexão sobre o comum no cotidiano, ou mesmo, um convite à distanciar-se das complexidades para que se revele a força do simples. Vou falando do que já está dito e revelando o que esteve sempre adiante… De forma a encaminhar os sentidos ao aconchego poético sob o entrelace do barro e da forma. Por meio destas, vou contando histórias desse reboliço de gente proseando entre minhas interpretações. Assim, vou modelando a vida, de forma que o próprio chão escreva e conduza os olhares para o homem e para os significados que o eleva.”

Em 1992, antes de realizar o trabalho que realiza hoje com o barro, João Borges pintou alguns quadros. Segundo o artista, era algo muito diferente do seu trabalho atual, nessa época ele não tinha nenhuma intimidade com o barro, mas seu trabalho com as tintas já anunciavam os temas de suas esculturas. As obras de João Borges são como páginas de uma história que revelam o modo de vida e os costumes do povo sertanejo. Nesta história contada pelo artista permeia uma combinação de sentimentos que vai do real ao imaginário, certamente como fruto de sua vivencia e de sua compreensão dos costumes do sertão nordestino.

João Borges diz que cada escultura feita por ele tem sua peculiaridade e exige dele muita dedicação. Para ele, toda essa dedicação é para que sua obra não seja vista apenas como uma peça decorativa, mas sim como uma obra de arte que, segundo ele, caracteriza-se por uma entrega e retorno de sentimentos.

FONTE SITE OFICIAL JOÃO BORGES. Disponível em <http://www.joaoborges.com/> Acesso dia 30 de março de 2020.
SITE ARTE POPULAR DO BRASIL. Disponível em <http://artepopularbrasil.blogspot.com/2010/12/joao-borges.html> Acesso dia 30 de março de 2020.
Informações e Fotos: Acervo de João Borges

 

SAIBA MAIS

 

 

 

 

 

 

 

Gostaria de juntar-se a Beautiful Brazil e ajudar a divulgar as belezas de nosso pais?
Entre em contato (CLICANDO AQUI!)

 

0 comentários

Você também pode gostar deste conteúdo.