+55 (47) 99246-8383

info@beautifulbrazil.com.br

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Our Services

Web Design

Your content goes here. Edit or remove this text inline.

Logo Design

Your content goes here. Edit or remove this text inline.

Web Development

Your content goes here. Edit or remove this text inline.

VIEW ALL SERVICES

Shop Our Products

Hoodies

Your content goes here. Edit or remove this text inline.

T-Shirts

Your content goes here. Edit or remove this text inline.

Jeans

Your content goes here. Edit or remove this text inline.

BROWSE ALL OUR PRODUCTS

More of us

Customer Reviews

Your content goes here. Edit or remove this text inline.

Good Stuff We do!

Your content goes here. Edit or remove this text inline.

More From Us...

Your content goes here. Edit or remove this text inline.

EXPLORE CUSTOMERS STORIES

Comentários – 

0

Discussion – 

0

Projeto Ariranhas

PROJETO ARIRANHAS

Nossa equipe vem gerando conhecimento científico sobre ariranhas há quase duas décadas (publicações) e muitos destes estudos têm embasado os Planos de Ação Nacional e Global para a conservação da espécie.

No entanto, muitos pesquisadores ainda vinham trabalhando de forma isolada e muita informação foi perdida ou só é acessível em nível acadêmico. Assim, com o intuito de unir esforços e garantir que o conhecimento científico gere ações práticas de conservação surge o “Projeto Ariranha”.
Somos um grupo de profissionais que tem a missão de garantir a conservação da ariranha, usando conhecimento científico e engajamento popular para resolver problemas que ameaçam a espécie, criando e aplicando estratégias para conservá-la e protegê-la e educação ambiental para minimizar conflitos.

 

SOBRE AS ARIRANHAS

COMPORTAMENTO

Chamado/Som: chamado de adulto
O grupo de ariranhas é muito coeso, ou seja, realiza praticamente todas as atividades em conjunto. Quando um indivíduo se afasta do grupo e se sente perdido, ele vocaliza com gritos agudos ou “chamado de adulto” , chamando os demais.

Chamado/Som: bufo
Quando alguma novidade aparece no seu território, as ariranhas se aproximam com curiosidade, expondo seus longos pescoços e exibindo as manchas que ocorrem na região de sua garganta e peito. Se houver algum intruso, elas vão investiga-lo, emitindo sons ruidosos e pulsados, chamados de “bufo“. Estas vocalizações podem se intensificar em volume e frequência. O bufo explosivo pode representar um alerta para os demais indivíduos do grupo, que acabam abandonando a área.

Marcação Som: ronronado e mumúrios
Ariranhas são territoriais, ou seja, defendem com determinação o trecho de rio onde vivem. Os grupos patrulham o seu território diariamente e escolhem locais específicos ao longo dos barrancos para deixar seu cheiro e sinalizar a sua propriedade para outras ariranhas intrusas. Durante a marcação de território todos os indivíduos defecam e urinam em latrinas (banheiros coletivos localizados nos barrancos), ronronando enquanto espalham o cheiro pelo local. O ronronado pode se intensificar e ser intercalado por sons mais agudos como os “mumúrios” e “murmúrios agudos”, que são ainda mais fortes.

Agonismo, briga/ Som: bufos, gritos agudos e choros
Quando um indivíduo ou um grupo intruso de ariranhas é detectado pelo grupo residente, uma disputa pode acontecer. É o que os biólogos chamam de “encontro agonístico”, e pode ocorrer na forma de longas perseguições e até violentos confrontos físicos, acompanhados por um coro de gritos e chamados agudos estridentes, intercalados por bufos. As ariranhas podem se ferir gravemente nestas brigas e algumas podem até morrer em decorrência dos ferimentos.

Defesa da comida/ Som: rosnado
Apesar de realizarem praticamente todas as atividades em conjunto, ariranhas não dividem sua comida com seus amigos. Quando uma ariranha se aproximar de outra que estiver devorando um delicioso peixe, ela ouvirá um rosnado intimidador que pode ficar cada vez mais forte se ela continuar se aproximando.

Cuidado dos filhotes/ Sons: murmúrios, zunidos, ronronados e murmúrios agudos
Em um grupo de ariranhas, apenas o casal dominante reproduz, mas todos os demais indivíduos ajudam no cuidado dos filhotes. Após a terceira semana de vida, os adultos começam a carregar os filhotes para fora da toca, para receber os primeiros banhos e aulas de natação. Alguns adultos são mais desajeitados que outros, mas esse aprendizado é fundamental para o sucesso dos filhotes. Durante as atividades é comum ouvir ronronados e murmúrios discretos, intercalados por murmúrios agudos vocalizados pelos adultos, que podem se intensificar se os filhotes não obedecerem. Os filhotes, por sua vez, choramingam e vocalizam gritinhos estridentes durante os banhos. Mas é durante a aula de pescaria que os adultos têm o maior trabalho, principalmente quando a ninhada estiver faminta. Filhotes recebem pequenos peixes ainda vivos próximos às margens para aprender a capturá-los, mas nem sempre a captura é bem sucedida e o filhote vocaliza gritos ainda mais estridentes até saciar sua fome.

AMEAÇAS

Ariranhas são consideradas globalmente em perigo de extinção (IUCN Red List) e precisam da sua ajuda.

Até o início da década de 1990, a caça para a comercialização de peles reduziu drasticamente a população de ariranhas no Brasil. No Brasil populações viáveis da espécie ocorrem em algumas regiões da Bacia Amazônica e no Pantanal. No Cerrado, a população de ariranhas que ainda persiste parece se limitar à bacia do rio Tocantins.

A população do Pantanal está no limite sul de distribuição da espécie e, além disso, apresenta a menor diversidade genética.

A perda e degradação de habitat pelas atividades humanas é hoje a maior ameaça para a espécie. Ao longo de toda a sua distribuição, populações de ariranhas estão sendo dizimadas pela contaminação dos rios e destruição da mata ciliar provocadas pelo garimpo de ouro, agricultura e outros empreendimentos humanos. Hidrelétricas podem isolar populações e descaracterizar o ambiente, alterando a disponibilidade de recursos. Conflitos humanos com a espécie também são comuns e muitas vezes são motivados pela ideia simplista de que a espécie é competidora pelo pescado ou perigosa.

O turismo mal manejado também é uma ameaça. O tráfego e a aproximação de embarcações podem afugentar o grupo ou ainda afetar a sobrevivência de filhotes.

 

 

 

 

 

 

 

CONTATO

Email: projectgiantotter@gmail.com
Endereço: Rua Erechim, Planalto – Panambi, RS 98289-000 – Brasil

 

 

FONTE SITE OFICIAL PROJETO ARIRANHAS. Disponível em https://projetoariranhas.com/ Acesso em 01 de dezembro de 2020.
Fotos por: Projeto Ariranhas

 

 

Gostaria de fazer juntar-se a nós?
Todos que tiverem interesse em juntar-se a nós, direta ou diretamente, serão bem vindos.
Entre em contato (CLICANDO AQUI!)

 

 

0 comentários

Você também pode gostar deste conteúdo.