PARQUE NACIONAL DO VIRUÁ (RR)
O Parque Nacional do Viruá foi criado em 29 de abril de 1998, em atendimento a compromissos assumidos pelo Brasil na Convenção da Diversidade Biológica, possui cerca de 240.000 hectares. Localizado no município de Caracaraí, centro-sul de Roraima, o parque abrange um mosaico de florestas aluviais, campinaranas (white sand forests and shrubs) e florestas de terra firme, em uma região com características típicas de um pantanal, no norte da Amazônia. Recebeu o título de Sítio Ramsar pela Convenção das Áreas Úmidas em 22 de março de 2017, tornando-se reconhecido mundialmente como sítio de importância internacional para a conservação da biodiversidade.
Situado na região de mais fácil acesso do Pantanal Setentrional, o parque funciona como um centro de referência para pesquisas ecológicas de longa duração, e tem a missão de integrar atividades de pesquisa e conhecimentos de biodiversidade ao desenvolvimento local. Experiências de turismo de base comunitária estão sendo estimuladas, para assegurar a participação das comunidades no desenvolvimento do turismo no Parque Nacional do Viruá e entorno.
Visitar o parque é garantia de contato com uma grande diversidade de aves, mamíferos e plantas da Amazônia. Venha conhecer!
QUANDO IR
O Parque Nacional do Viruá pode ser visitado durante todo o ano. Para planejar o passeio, é preciso estar atento às mudanças sazonais causadas pelas chuvas nos ambientes e rios da região. A estação chuvosa em Roraima vai de maio a agosto. Maio e junho são os meses mais chuvosos. Em julho e agosto a quantidade de chuvas é menor e a navegação é feita com facilidade, sendo comuns períodos de sol seguidos de fortes pancadas de chuva. Em setembro tem início a estiagem e a vazante dos rios. A seca se acentua na região em janeiro e fevereiro, quando há maior facilidade para caminhadas nos ambientes alagáveis. Os meses de março e outubro costumam ser os mais quentes do ano.
É importante o agendamento prévio da visita com no mínimo 4 (quatro) dias de antecedência para a emissão de autorização através do e-mail ngi.roraima.usopublico@icmbio.gov.br.
ONDE FICAR
O pernoite no parque está suspenso temporariamente devido à necessidade de manutenção das instalações. Há opções de hotéis e pousadas em Caracaraí. A distância da entrada do parque até Caracaraí é de 52 km.
COBRANÇA DE INGRESSOS
Não há cobrança de ingresso para a visitação no Parque Nacional do Viruá.
ORIENTAÇÕES
O horário de funcionamento do parque é diário, das 6h às 18h. É importante o agendamento prévio da visita através do email ngi.roraima.usopublico@icmbio.gov.br. Solicitamos o mínimo de 4 (quatro) dias de antecipação para melhor atendermos. O visitante deve assinar o Livro de Visitas na sede do parque.
Na guarita de controle da Estrada Perdida, o visitante deve assinar o Livro de Visitas e Termo de Conhecimento de Riscos. Recomenda-se aos que farão trilha que:
– Vistam roupas leves e confortáveis, calçado apropriado para trekking e boné.
– Carreguem mochila com itens essenciais: água potável, lanche, capa de chuva, protetor solar e repelente para insetos.
– A atividade de caminhada em unidades de conservação implica alguns riscos, como queda e mordedura de animais. Além disso, seja prudente e siga a sinalização da trilha para não se perder.
Lembramos também que:
– É proibido coletar, perseguir ou apanhar espécimes da fauna silvestre.
– O fogo pode causar destruição e oferece perigo, não sendo, portanto, permitido sua utilização no parque.
– Deposite seu lixo em local apropriado ou o leve de volta para casa.
– Atalhos geram impactos e trazem riscos aos visitantes. Utilize a trilha oficial.
– A utilização de equipamentos e instrumentos sonoros afeta o ecossistema, sendo permitida somente mediante autorização.
– Os banhos de rio devem observar procedimentos de segurança para prevenção de acidentes com arraias e outros animais silvestres.
CONTATOS
ICMBio Roraima – Núcleo de Gestão Integrada
Rua Alfredo Cruz, nº 283, Centro – Boa Vista/RR – CEP: 69301-140
(95) 3623-3250
ICMBio – Escritório em Caracaraí
Av. Bem Querer, nº 2337, São Francisco – Caracaraí/RR – CEP: 69360-000
(95) 3532-1067
ICMBio – Sede do Parque Nacional do Viruá
BR 174 Km 322 – Caracaraí/RR – CEP: 69360-000
COMO CHEGAR
O acesso ao Parque Nacional do Viruá se dá pela BR-174, rodovia federal que liga Manaus (AM) à Venezuela. São 190 Km de rodovia asfaltada partindo de Boa Vista-RR no sentido sul, ou 600 Km partindo de Manaus no sentido norte. Para chegar à Sede da UC, é preciso tomar a Estrada Perdida, no Km 322, e percorrer 7 Km de estrada de terra.
O acesso fluvial ao parque pode ser feito através do rio Branco, do rio Baruana, do rio Anauá e do rio Iruá. Apenas o rio Iruá está localizado no interior do parque. Os demais fazem parte do entorno da UC.
O aeroporto de Boa Vista é o mais próximo do parque, e recebe vôos regulares das principais empresas aéreas comerciais do Brasil.
Não há transporte público regular até o parque. Serviços de aluguel de veículo ou de transporte particular podem ser contratados em Boa Vista ou em Caracaraí, em locadoras ou cooperativas de transporte de passageiros.
Informações e Fotos por: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
SAIBA MAIS
Gostaria de juntar-se a Beautiful Brazil e ajudar a divulgar as belezas de nosso pais?
Entre em contato (CLICANDO AQUI!)
Você também pode gostar deste conteúdo.
Camisetas Oficiais Beautiful Brazil
CAMISETAS OFICIAIS BEAUTIFUL BRAZIL A Beautifulbrazil representa a própria essência da nação brasileira e tudo de mais...
Isso é Matte
ISSO É MATTE A Beautifulbrazil esta começando a atuar também no segmento de produtos e tem o prazer de anunciar inicio...
Programa Amigos da Onça: Grandes predadores e sociobiodiversidade na Caatinga
Nossa missão é promover a conservação dos mamíferos carnívoros neotropicais e de seus habitats. O Instituto para a Conservação dos Carnívoros Neotropicais – Pró-Carnívoros é uma associação civil, de direito privado, não governamental e sem fins lucrativos.
0 comentários