+55 (47) 99246-8383

info@beautifulbrazil.com.br

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Our Services

Web Design

Your content goes here. Edit or remove this text inline.

Logo Design

Your content goes here. Edit or remove this text inline.

Web Development

Your content goes here. Edit or remove this text inline.

VIEW ALL SERVICES

Shop Our Products

Hoodies

Your content goes here. Edit or remove this text inline.

T-Shirts

Your content goes here. Edit or remove this text inline.

Jeans

Your content goes here. Edit or remove this text inline.

BROWSE ALL OUR PRODUCTS

More of us

Customer Reviews

Your content goes here. Edit or remove this text inline.

Good Stuff We do!

Your content goes here. Edit or remove this text inline.

More From Us...

Your content goes here. Edit or remove this text inline.

EXPLORE CUSTOMERS STORIES

Comentários – 

0

Discussion – 

0

Parque Nacional de Brasília

A história de criação do Parque Nacional de Brasília se relaciona diretamente com a da construção de Brasília, constituindo-se em um parque urbano de visitação expressiva ao longo do ano. A unidade de conservação surgiu da necessidade de se proteger os rios fornecedores de água potável à Capital Federal e de manter a vegetação em estado natural. Os objetivos que levaram as autoridades da época a instituí-lo foram o parque contribuir para o equilíbrio das condições climáticas e evitar a erosão dos solos no Distrito Federal.

O parque tem como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico. Criado em 29 de novembro de 1961, o parque possui uma área de 42.389,01 hectares e abrange as regiões administrativas de Brasília-DF, Sobradinho- DF e Brazlândia-DF e o município goiano de Padre Bernardo.

A principal atração do parque é a parte das piscinas. Os afloramentos do lençol freático e as minas d’água surgidos à época da construção de Brasília e durante a implantação de vias de acesso e a exploração de areia, deram origem à Piscina Pedreira (piscina velha), levando a uma crescente demanda para a construção de uma segunda área de recreação, que é a Piscina Areal (piscina nova). Para quem gosta da prática de esporte em contato com a natureza, o parque dispõe de duas trilhas de pequena a média dificuldade: a da Capivara – trilha para caminhada, indicada para crianças (sempre acompanhadas por um responsável) e com duração aproximada de 20 minutos; e a da Cristal Água – para prática de caminhada e de mountain bike, com duração de 1h a 3h40 (caminhada) e de 20 minutos a 1h30 (bicicleta), conforme percurso escolhido.

Além disso, o parque protege ecossistemas típicos do Cerrado do Planalto Central e abriga as bacias dos córregos formadores da represa Santa Maria, que é responsável pelo fornecimento de 25% da água potável que abastece o Distrito Federal. Diversos tipos de vegetação compõem a Unidade de Conservação, tais como: a mata de galeria pantanosa, mata de galeria não pantanosa, vereda, cerrado sensu stricto, cerradão, mata seca, campo sujo, campo limpo, campo rupestre, campo úmido e campo de murundus.

A fauna é abundante e diversificada, composta por espécies raras ou ameaçadas de extinção, tais como: lobo-guará (Chrysocyon brachyurus), tatu-canastra (Priodontes maximus), tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla), jaguatirica (Leopardus pardalis), ouriço-caixeiro (Coendou prehensilis); além de espécies endêmicas como pequeno roedor (Akodom lindberg), gralha-do-campo (Cyanocorax cristatellus), papagaio-galego (Alipiopsitta xanthops).

Várias outras espécies não ameaçadas compõem a biodiversidade do parque, a exemplo de mamíferos, aves, répteis, anfíbios, peixes, e de grupos pouco estudados como moluscos, crustáceos, insetos e pequenos organismos.

 

NOME DA UNIDADE: Parque Nacional de Brasília
BIOMA: Cerrado
ÁREA: 42.355,54 hectares
DIPLOMA LEGAL DE CRIAÇÃO: Decreto nº 241, de 29 de novembro de 1961 / Lei nº 11.285, de 8 de março de 2006
COORDENAÇÃO REGIONAL: CR10 – Goiânia/GO
ENDEREÇO: Rodovia DF 003 Via EPIA km 8,5 – Brasília/DF – CEP 70635-800
TELEFONE: (61) 3233-4553

 

PLANO DE MANEJO
Portaria de alterações no Plano de Manejo (DOWNLOAD)
Plano de Manejo (DOWNLOAD)

 

ESPÉCIES AMEAÇADAS & PROTEGIDAS NESTA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO
Galito-Alectrurus tricolor
Tico-tico-do-mato – Coryphaspiza melanotis
Gato-maracajá – Leopardus pardalis mitis
Tamanduá-bandeira – Myrmecophaga tridactyla
Codorna-buraqueira – Nothura minor
Tatu-canastra – Priodontes maximus
Inhambu-carapé – Taoniscus nanus
Águia-cinzenta – Harpyhaliaetus coronatus

 

HORÁRIO DE VISITAÇÃO

O Parque fica aberto à visitação todos os dias, com entrada de 8h às 16h e permanência até as 17h.
Para os visitantes mensalistas, a entrada é permitida a partir das 6h. O ingresso mensal pode ser adquirido diretamente na bilheteria do Parque.
Nos feriados da Paixão de Cristo, Finados, Natal, 1º de janeiro e em datas estipuladas pela Justiça Eleitoral para eleições, o parque é fechado à visitação.

Horários de funcionamento final do ano
(24/dez) Véspera de Natal (8h às 13h)
(25/dez) Natal (Fechado)
(31/dez) Véspera de Ano Novo (8h às 13h
(01/jan) Ano Novo (Fechado)

 

ATRATIVOS DISPONÍVEIS

 

TRILHA DA CAPIVARA
Traçada em 1.984 e com uma extensão de 1.300 m, esta trilha é uma ótima oportunidade para que você possa ver espécies de plantas do Cerrado típico e de Mata de Galeria. Esta trilha permite que os visitantes possam conhecer mais sobre as riquezas naturais do parque e é ideal para a prática da observação de aves, por isso o silêncio é importante! É recomendado o uso de roupas e calçados adequados para caminhada. A trilha está diariamente aberta à visitação.
 

TRILHA CRISTAL ÁGUA
Nesta trilha você observa maior número de espécies nativas do Cerrado, devido à sua extensão de 5 km a 15 km. Para um pequeno descanso e contemplação da natureza, uma parada com sombra pode ser feita à beira do córrego Cristal Água. A trilha é aberta à visitação todos os dias, com entrada permitida entre 8h e 15h30. É importante levar uma garrafa com água e usar roupas e calçados adequados para caminhada. Fique atento à sinalização e não ultrapasse acessos proibidos.
 

TRILHA UNIÃO
Recebeu esse nome por unir diversas unidades de conservação do Distrito Federal como a Floresta Nacional de Brasília, Parque Nacional de Brasília, Reserva Biológica da Contagem, Área de Proteção Ambiental do Planalto Central e do Rio Descoberto. Juntamente com os circuitos Flona e da Serrinha do Paranoá formam a maior trilha para mountain bike do Brasil, totalizando aproximadamente 136 km de trilhas contínuas e sinalizadas. Embora esse seja o maior circuito para mountain bike do Brasil, o atrativo também está aberto aos adeptos da caminhada.
 

PISCINAS DE ÁGUA CORRENTE
A duas piscinas, Areal e Pedreira, propiciam oportunidade de recreação e, juntamente com fontes ali presentes e parte do córrego Acampamento e afluentes, formam o conjunto denominado popularmente como “Água Mineral”. Nestas piscinas, a água é constantemente renovada devido às nascentes localizadas no seu interior ou proximidades.
 

CENTRO DE VISITANTES
O visitante que desejar saber um pouco mais sobre o Parque Nacional de Brasília deve se dirigir ao Centro de Visitantes, onde encontrará uma exposição interpretativa e maquetes do parque. No Centro de Visitantes também funciona o Núcleo de Educação Ambiental (NEA) do Parque Nacional de Brasília. Maiores informações e agenda dos cursos oferecidos pelo NEA podem ser obtidas através do telefone (61) 3361-3205 ou pele e-mail nea.pnb@icmbio.gov.br.
 

ILHA DA MEDITAÇÃO
Esta ilha foi construída a partir do aproveitamento de uma pequena represa construída para distribuição e abastecimento e água a alguns espaços de visitação do parque. Apesar de ser um ambiente construído, no local se observa a presença principalmente de aves que interagem com ambientes aquáticos.
É um local muito procurado, principalmente no início da manhã, pelo meio ambiente ali formado.
 

CONTEMPLAÇÃO DE VIDA SILVESTRE
Caminhando pelas trilhas ou pela área das piscinas é possível observar vários animais e plantas do Cerrado. A utilização de um binóculo e a chegada um pouco mais cedo ao parque possibilita a visualização de várias espécies que surpreendem os visitantes. É importante que o visitante observe os animais e plantas apenas nas áreas autorizadas e abertas para esta finalidade.
 

ALIMENTAÇÃO
O Parque Nacional de Brasília informa aos visitantes que os serviços de comercialização de alimentos através de lanchonetes estarão suspensos a partir do 11 de outubro de 2019. Estamos em processo de transição para a nova modelagem de negócios, que viabilizará, com a maior brevidade possível, o serviço de comercialização de alimentos do tipo “food truck” na unidade de conservação. Ressaltamos que é permitido ao visitante trazer alimentos para consumo próprio, com observância à restrição de acesso com objetos perfurocortantes, bebidas alcóolicas e à realização de churrasco.
 

ONDE FICAR

O turista pode se hospedar em Brasília e aproveitar para admirar a famosa arquitetura da cidade. No parque o visitante tem à disposição banheiros com duchas e vestiários, e posto de enfermagem na área das piscinas.
 

COMO CHEGAR

O Parque Nacional de Brasília está situado a cerca de 10 km do centro de Brasília. O acesso ocorre pela Estrada Parque Indústria e Abastecimento – Via EPIA – e é atendido por transporte coletivo, que parte principalmente da rodoviária do Plano Piloto.
 

INGRESSOS

Conforme Portaria ICMBio nº 547/2019, o Parque Nacional de Brasília cobra ingressos para o público em geral e para o desconto Brasil.

 

CATEGORIA

Ingresso público geral R$ 28,00
Desconto Brasil (brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil) R$ 14,00
Visitante brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil, com idade de 60 anos ou mais, e crianças com 12 anos incompletos – Isento
Visitante brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil mensalista (ingresso mensal) – R$ 140,00

  • Os ingressos não são vendidos antecipadamente;
  • Não é permitida a entrada de menores de 12 anos desacompanhados;
  • Pagamento do ingresso somente em espécie;
  • O comprovante de pagamento da taxa de visitação deve ser mantido enquanto a pessoa estiver dentro do parque, pois pode ser solicitado a qualquer momento.
  • Para que os visitantes possam desfrutar da visita ao parque de maneira segura, o número máximo de visitantes estabelecido é:
  • 2.000 pessoas – quando há uma piscina disponível;
  • 3.000 pessoas – quando as duas piscinas estão disponíveis;
  • Atingido o limite de visitantes, o parque permanece fechado à entrada de novos visitantes.
  •  

    OUTRAS INFORMAÇÕES

    0 comentários

    Você também pode gostar deste conteúdo.