+55 (47) 99246-8383

info@beautifulbrazil.com.br

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Our Services

Web Design

Your content goes here. Edit or remove this text inline.

Logo Design

Your content goes here. Edit or remove this text inline.

Web Development

Your content goes here. Edit or remove this text inline.

VIEW ALL SERVICES

Shop Our Products

Hoodies

Your content goes here. Edit or remove this text inline.

T-Shirts

Your content goes here. Edit or remove this text inline.

Jeans

Your content goes here. Edit or remove this text inline.

BROWSE ALL OUR PRODUCTS

More of us

Customer Reviews

Your content goes here. Edit or remove this text inline.

Good Stuff We do!

Your content goes here. Edit or remove this text inline.

More From Us...

Your content goes here. Edit or remove this text inline.

EXPLORE CUSTOMERS STORIES

Comentários – 

0

Discussion – 

0

Centro Cultural Castrolandia

CENTRO CULTURAL CASTROLANDIA

O Centro Cultural Castrolanda reúne dois prédios que são: Memorial da Imigração Holandesa inaugurado em 2001, e o Museu Histórico de Castrolanda inaugurado em 2016, juntamente formam esse complexo que reúne os espaços de cultura e memória da comunidade.

Memorial da Imigração Holandesa – Reúne a biblioteca da comunidade, loja de artesanato típico, restaurante / cafeteria e o moinho “De Immigrant” – O Imigrante, cuja as pás tem uma envergadura de 26 metros, é considerado um dos maiores moinho de vento do mundo. Uma réplica do moinho “Woldzigt”, na Holanda da região de onde vieram os imigrantes.

Museu Histórico de Castrolanda – A sede do museu representa um “boerderij” (casa de fazenda) característico da região nordeste da Holanda, de onde a maioria dos imigrantes partiu. A construção engloba dois elementos essenciais da vida campesina, a residência e o ambiente de trabalho do camponês. A residência está disposta na parte da frente, onde estão organizados os elementos do cotidiano da família. Na parte posterior da construção encontram-se os espaços originalmente usados como estábulo de animais, depósitos de provisões, maquinários e ferramentas.

Missão: Manter viva a história e a cultura da imigração holandesa em Castrolanda, evidenciando seus valores, para a comunidade e gerações futuras, estudantes, pesquisadores e público em geral, por meio da preservação e comunicação do seu acervo.

Visão: Obter amplo reconhecimento na preservação e divulgação da trajetória histórica e do patrimônio cultural da imigração holandesa em Castrolanda, buscando a manutenção das suas tradições.

 

COLÔNIA CASTROLANDIA

(Foto por: Centro Cultural Castrolandia)

Após a Segunda Guerra Mundial (1940-1945), muitos produtores rurais da Holanda almejavam reorganizar sua vida, econômica e socialmente. Entre outros, havia a preocupação de aumentar a área agrícola para que os seus filhos também pudessem seguir os passos dos pais e achar um sustento na agropecuária. Na própria Holanda isto era difícil e muitas famílias holandesas decidiram procurar um futuro melhor para os seus filhos em outros continentes.

Através do governo holandês várias organizações incentivaram a emigração pelo mundo afora. Ao mesmo tempo, o governo do Brasil sentia a necessidade de aumentar a produção de laticínios e produtos agrícolas, estimulando a vinda de colonos. O encontro dos interesses dos dois lados deu origem à formação da Colônia Castrolanda: nome de singela união do nome do município de Castro e o país de origem, Holanda.

A colonização teve início quando chegou em Castro, no 30 de novembro de 1951, o primeiro grupo de três famílias de agropecuaristas e outras dez pessoas, filhos de agricultores, carpinteiros e mecânicos. Este grupo ficou instalado na sede da fazenda de Felipe Fiorillo e começou a preparar as habitações para os grupos posteriores, que viriam até o ano de 1954, num total de 50 famílias.

 

 

 

CASA DO IMIGRANTE HOLANDÊZ

Na ocasião do 40º aniversário da colônia Castrolanda foi inaugurado, no dia 29 de novembro de 1991, o museu “Casa do Imigrante Holandês”. Foram expostos móveis e utensílios domésticos da época, trazidos da Holanda, além de vários tratores e maquinas agrícolas no galpão anexo. Nesta construção esteve preservada parte da história da imigração que fundou a Colônia Castrolanda. O museu foi organizado sob a direção de voluntárias, várias delas ativas até o dia de hoje.

Por ocasião do aniversário de 65 anos da Colônia Castrolanda, foi inaugurado em 30 de novembro de 2016 o Centro Cultural Castrolanda, do qual faz parte o Museu Histórico de Castrolanda. O acervo que estava no Museu Casa do Imigrante Holandês foi transferido para a nova edificação e passou a fazer parte do Museu Histórico de Castrolanda.

(Foto por: Centro Cultural Castrolandia)

 

CONTATO

E-mail: contato@centroculturalcastrolanda.com.br
Facebook oficial: /CentroCulturalCastrolanda
Instagram oficial: /centrocultcastrolanda
Telefone: +55 (42) 99156-3356 ou +55 (42) 99101-9098
Segunda a Sexta: 08hr às 12hr e 13hr às 17hr30
Endereço: Rua do Moinho, 244 – Colônia Castrolanda , Castro, Paraná

 

FONTE SITE OFICIAL CENTRO CULTURAL CASTROLANDIA. Disponível em http://www.centroculturalcastrolanda.com.br/ Acesso em 07 de Dezembro de 2020.
Fotos por: Centro Cultural Castrolandia

 

 

Gostaria de fazer juntar-se a nós?
Todos que tiverem interesse em juntar-se a nós, direta ou diretamente, serão bem vindos.
Entre em contato (CLICANDO AQUI!)

 

 

0 comentários

Você também pode gostar deste conteúdo.