+55 (47) 99246-8383

info@beautifulbrazil.com.br

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Our Services

Web Design

Your content goes here. Edit or remove this text inline.

Logo Design

Your content goes here. Edit or remove this text inline.

Web Development

Your content goes here. Edit or remove this text inline.

VIEW ALL SERVICES

Shop Our Products

Hoodies

Your content goes here. Edit or remove this text inline.

T-Shirts

Your content goes here. Edit or remove this text inline.

Jeans

Your content goes here. Edit or remove this text inline.

BROWSE ALL OUR PRODUCTS

More of us

Customer Reviews

Your content goes here. Edit or remove this text inline.

Good Stuff We do!

Your content goes here. Edit or remove this text inline.

More From Us...

Your content goes here. Edit or remove this text inline.

EXPLORE CUSTOMERS STORIES

Comentários – 

0

Discussion – 

0

1803 – Brasil Rússia, diálogos musicais

1803 / BRASIL RÚSSIA, DIÁLOGOS MUSICAIS

Começam as viagens de circunavegação russas com o objetivo de ligar São Petersburgo aos territórios da América Russa, situados ao noroeste do continente americano. A baía do Rio de Janeiro era escala constante e predileta do percurso.

 

1813

O médico e pesquisador Georg Heinrich von Langsdorff (1774 – 1852) torna-se o primeiro cônsul geral da Rússia no Rio de Janeiro, atividade que exerce até 1815. Com a elevação do Brasil a reino, decide permanecer no país. Em sua residência eram frequentes os saraus musicais e sua fazenda, nos arredores da cidade, se tornou ponto de encontro de cientistas e artistas europeus e brasileiros.

 

1819

Amigo dos Langsdorff, com quem havia convivido em São Petersburgo, o compositor austríaco Sigismund Neukomm (1778 – 1858) dedica ao casal a fantasia para piano e flauta – L’Amoureux – a primeira obra clássica inspirada em uma modinha, gênero popular brasileiro. Neukomm era presença frequente nos saraus promovidos em casa dos Langsdorff, ocasião em que deve ter estreado a obra.

1821

Langsdorf inicia uma das principais expedições científicas pelo Brasil, que terá a duração de 8 anos. Do Rio de Janeiro ao Pará, foram percorridos cerca de 17.000 km e produzidos mais de 2000 páginas de anotações, diários, desenhos, aquarelas e registros cartográficos. Os diários de Langsdorff, recém publicados, ficaram extraviados até 1930.

 

1908

Para a grande Exposição Nacional, em homenagem aos 100 anos da abertura dos portos, foram construídos pavilhões, palácios e teatros. Nos concertos sinfônicos, dirigidos por Alberto Nepomuceno, o nacionalismo musical russo esteve presente através de obras de Michail Glinka (1804-1857), Aleksandr Borodin (1833-1887), Nikolaj Rimski-Korsakov (1844-1908) e Aleksandr Glazunov (1895-1936).

1913

Os Ballets Russes, fundados em 1909 por Sergei Diaghilev, realizam o primeiro espetáculo exclusivamente dedicado à dança no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Dirigido pelo artista plástico Leon Bakst, que substituiu Diaghilev na turnê, as principais estrelas eram Vaslav Nijinsky, Tamara Karsavina e Michel Fokine, também coreógrafo.

 

1933

1934

O primeiro balé com música de Villa-Lobos – Jurupary – foi apresentado no Theatro Municipal em setembro desse ano, com coreografia de Serge Lifar.

 

1935

Villa-Lobos compõe A Canção do Barqueiro do Volga, sobre texto de Vianna Sodré, inspirada em tema popular russo, de El Koennemann.

 

1938

A obra Maracatu de Chico Rei, de autoria do compositor Francisco Mignone (1897 – 1986), inspira a coreografia homônima da bailarina russa radicada no Brasil Tatiana Leskova. Dona Tania, como é conhecida, tornou-se uma das figuras mais influentes do ballet no Brasil.

 

1946

Candido Portinari cria o cenário para o balé Iara, apresentado pela companhia Original Ballet Russe, com música do compositor Francisco Mignone, no Rio de Janeiro e em São Paulo.

 

1957

 

1969

Por ser comunista, o compositor José Siqueira foi compulsoriamente aposentado pelo regime militar do cargo de professor da Escola de Música da UFRJ. Não tendo mais possibilidades de seguir sua carreira no Brasil, parte para a Rússia, onde regeu a Orquestra Filarmônica de Moscou, entre outras. Os russos o apoiaram e editaram boa parte de sua obra, garantindo sua preservação.

 

1974

Em turnê pela então União Soviética (atual Rússia), o compositor José Siqueira realiza 10 concertos regendo diversas orquestras, entre elas a Orquestra Sinfônica de Moscou, Odessa, Novosirbsck, Ulianov e Yalta.

 

1975

Em Moscou, José Siqueira rege seu oratório Candomblé I, com participação da Orquestra da Rádio e Televisão da URSS, Coro de Câmara de Moscou e Coro Infantil. Entre os solistas, sua esposa Alice Ribeiro, Ludimila Simonov, Nina Postavnicheva, Wladimir Majof e Gevnadi Proistsky.

 

1997

Financiada pelo Governo do Estado, é criada a orquestra Amazonas Filarmônica. O maestro Julio Medaglia recruta músicos no Brasil e no exterior: dos 44 músicos pioneiros, 11 eram brasileiros e 33 vieram de países como Rússia, República Tcheca e França, entre outros.

 

2016

O rapper russo Detsl lança seu CD “Made in Brazil”, contendo uma faixa intitulada Baile Funk, integrando o gênero ao meio russo. O álbum também inclui a faixa Favela Funk.

 

2018

O Festival Música em Trancoso, na Bahia, conta com a presença de renomados artistas russos na 6a e 7a edições. Estiveram presentes o barítono Alexander Kasyanov e o trompetista Timur Martynov, além do Terem Quartet.

 

 

FONTE SITE OFICIAL MUSICA BRASILIS. Disponível em <https://musicabrasilis.org.br/; Acesso em 17 de julho de 2020.
Informações e Fotos por: Música Brasilis

 

 

 

 

Gostaria de juntar-se a Beautiful Brazil e ajudar a divulgar as belezas de nosso pais?
Entre em contato (CLICANDO AQUI!)

 

0 comentários

Você também pode gostar deste conteúdo.