1767 / JOSÉ MAURÍCIO NUNES GARCIA
Considerado o mais importante compositor brasileiro do fim do século XVIII e início do XIX, destaca-se pela vasta obra de grande qualidade. Com a chegada da corte portuguesa em 1808, surpreende D. João com seu talento, a ponto de ter sido nomeado Mestre da Real Capela.
Nascimento: Brasil, Rio de Janeiro, RJ, 22/09/1767
Falecimento: Brasil, Rio de Janeiro, RJ, 18/04/1830
VIAF: 13526421 – Enciclopédia Itaú Cultural: jose-mauricio-nunes-garcia
1773
Mãe e tia notam o seu precoce talento musical e contratam o compositor mineiro Salvador José de Almeida e Faria para lhe ensinar música.
1783
Compõe, aos 16 anos, sua primeira peça musical: Tota Pulchra Es Maria.
1784
Aos 17 anos, assina a ata de fundação da Irmandade de Santa Cecília, como professor de música.
1788
Compõe a Ladainha de Nossa Senhora para quatro vozes e órgão.
1789
Compõe os hinos O Summe Redemptor Carmen e Pange Lingua.
1790
Obteve notoriedade no Rio de Janeiro com uma obra instrumental: Sinfonia Fúnebre.
1791
Solicita ordenação ao sacerdócio, sendo aprovado em 1792.
1792
Entra em um período de grande produtividade, compondo cerca de 32 obras, entre elas, dois Miserere (1798).
1794
Encontradas indicações de cópias de duetos e trios de Maurício Nunes no inventário de Salvador José de Almeida e Faria.
1795
É nomeado professor público de música e instala um curso de música gratuito na própria casa. É nomeado Mestre de Capela da Sé.
1799
Ingressa na irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos, e compõe mais uma série de obras.
1800
Compõe o moteto Te Christe Solum Novimus.
1801
Compõe o Te Deum para as Matinas da Assunção (CPM 91) e a Missa em Si bemol (CPM 102).
1803
Enriquece seu repertório instrumental compondo as aberturas A Tempestade (cpm233) e Zemira (cpm231).
1808
D. João eleva a Igreja do Carmo à categoria de Capela Real e nomeia José Mauricio Mestre de Capela, responsável por prover música para todas as datas litúrgicas e comemorativas.
Chegada da corte portuguesa ao Rio de Janeiro. No dia seguinte ao desembarque, houve missa com música de José Maurício Nunes Garcia, que muito impressionou o Príncipe D. João.
1809
Compõe a Missa de São Miguel Arcanjo e a Missa de São Pedro de Alcântara (CPM 105), esta última dedicada ao príncipe D. Pedro.
1810
Compõe o Te Deum em ação de graças pela \”feliz viagem\” da família real.
1813
Começa a compor para a igreja dos Terceiros do Carmo, ao lado da Capela Real.
1814
Compõe a Novena do Apóstolo São Pedro (CPM 66) e o Bendito e Louvado Seja (CPM 12), para a Real Fazenda.
1815
Compõe as Matinas do Apóstolo São Pedro (cpm173), para a irmandade de São Pedro dos Clérigos, e outro Bendito e Louvado Seja (cpm13), para a Real Fazenda.
1816
Rege a música da missa pela elevação do Brasil a Reino Unido, celebrada na igreja de São Francisco de Paula, no Largo da Sé Velha.
1819
Padre José Maurício Nunes Garcia rege o Réquiem de Mozart – em primeira audição no Brasil – com os músicos da Irmandade de Santa Cecília, na Igreja do Parto, tendo Sigismund Neukomm entre os expectadores.
1821
Compõe um Laudamus que lembra a música de Rossini, cujas óperas começavam a fazer sucesso nos teatros do Rio de Janeiro.
1821
Escreve o Compêndio de Música e Método para Pianoforte, um dos primeiros métodos de música do Brasil.
1822
Desse ano, a única obra conhecida é a Novena do Santíssimo Sacramento (CPM 75).
1826
Em nome da irmandade de Santa Cecília, encomendaram-lhe uma missa, hoje conhecida Missa de Santa Cecília (cpm113).
1828
Renunciou ao título de Cavaleiro do Hábito de Cristo, em benefício de Apolinário José, o único que reconheceu como filho.
1830
Na presença do filho e um escravo, José Maurício falece sussurrando um hino a Nossa Senhora.
FONTE SITE OFICIAL MUSICA BRASILIS. Disponível em <https://musicabrasilis.org.br/; Acesso em 17 de julho de 2020.
Informações e Fotos por: Música Brasilis
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Nossa missão é promover a conservação dos mamíferos carnívoros neotropicais e de seus habitats. O Instituto para a Conservação dos Carnívoros Neotropicais – Pró-Carnívoros é uma associação civil, de direito privado, não governamental e sem fins lucrativos.
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Considerado o mais importante compositor brasileiro do fim do século XVIII e início do XIX, destaca-se pela vasta obra de grande qualidade. Com a chegada da corte portuguesa em 1808, surpreende D. João com seu talento, a ponto de ter sido nomeado Mestre da Real Capela.
Nascimento: Brasil, Rio de Janeiro, RJ, 22/09/1767
Falecimento: Brasil, Rio de Janeiro, RJ, 18/04/1830
VIAF: 13526421 – Enciclopédia Itaú Cultural: jose-mauricio-nunes-garcia
1773
Mãe e tia notam o seu precoce talento musical e contratam o compositor mineiro Salvador José de Almeida e Faria para lhe ensinar música.
1783
Compõe, aos 16 anos, sua primeira peça musical: Tota Pulchra Es Maria.
1784
Aos 17 anos, assina a ata de fundação da Irmandade de Santa Cecília, como professor de música.
1788
Compõe a Ladainha de Nossa Senhora para quatro vozes e órgão.
1789
Compõe os hinos O Summe Redemptor Carmen e Pange Lingua.
1790
Obteve notoriedade no Rio de Janeiro com uma obra instrumental: Sinfonia Fúnebre.
1791
Solicita ordenação ao sacerdócio, sendo aprovado em 1792.
1792
Entra em um período de grande produtividade, compondo cerca de 32 obras, entre elas, dois Miserere (1798).
1794
Encontradas indicações de cópias de duetos e trios de Maurício Nunes no inventário de Salvador José de Almeida e Faria.
1795
É nomeado professor público de música e instala um curso de música gratuito na própria casa. É nomeado Mestre de Capela da Sé.
1799
Ingressa na irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos, e compõe mais uma série de obras.
1800
Compõe o moteto Te Christe Solum Novimus.
1801
Compõe o Te Deum para as Matinas da Assunção (CPM 91) e a Missa em Si bemol (CPM 102).
1803
Enriquece seu repertório instrumental compondo as aberturas A Tempestade (cpm233) e Zemira (cpm231).
1808
D. João eleva a Igreja do Carmo à categoria de Capela Real e nomeia José Mauricio Mestre de Capela, responsável por prover música para todas as datas litúrgicas e comemorativas.
Chegada da corte portuguesa ao Rio de Janeiro. No dia seguinte ao desembarque, houve missa com música de José Maurício Nunes Garcia, que muito impressionou o Príncipe D. João.
1809
Compõe a Missa de São Miguel Arcanjo e a Missa de São Pedro de Alcântara (CPM 105), esta última dedicada ao príncipe D. Pedro.
1810
Compõe o Te Deum em ação de graças pela \”feliz viagem\” da família real.
1813
Começa a compor para a igreja dos Terceiros do Carmo, ao lado da Capela Real.
1814
Compõe a Novena do Apóstolo São Pedro (CPM 66) e o Bendito e Louvado Seja (CPM 12), para a Real Fazenda.
1815
Compõe as Matinas do Apóstolo São Pedro (cpm173), para a irmandade de São Pedro dos Clérigos, e outro Bendito e Louvado Seja (cpm13), para a Real Fazenda.
1816
Rege a música da missa pela elevação do Brasil a Reino Unido, celebrada na igreja de São Francisco de Paula, no Largo da Sé Velha.
1819
Padre José Maurício Nunes Garcia rege o Réquiem de Mozart – em primeira audição no Brasil – com os músicos da Irmandade de Santa Cecília, na Igreja do Parto, tendo Sigismund Neukomm entre os expectadores.
1821
Compõe um Laudamus que lembra a música de Rossini, cujas óperas começavam a fazer sucesso nos teatros do Rio de Janeiro.
1821
Escreve o Compêndio de Música e Método para Pianoforte, um dos primeiros métodos de música do Brasil.
1822
Desse ano, a única obra conhecida é a Novena do Santíssimo Sacramento (CPM 75).
1826
Em nome da irmandade de Santa Cecília, encomendaram-lhe uma missa, hoje conhecida Missa de Santa Cecília (cpm113).
1828
Renunciou ao título de Cavaleiro do Hábito de Cristo, em benefício de Apolinário José, o único que reconheceu como filho.
1830
Na presença do filho e um escravo, José Maurício falece sussurrando um hino a Nossa Senhora.
FONTE SITE OFICIAL MUSICA BRASILIS. Disponível em <https://musicabrasilis.org.br/; Acesso em 17 de julho de 2020.
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Mãe e tia notam o seu precoce talento musical e contratam o compositor mineiro Salvador José de Almeida e Faria para lhe ensinar música.
1783
Compõe, aos 16 anos, sua primeira peça musical: Tota Pulchra Es Maria.
1784
Aos 17 anos, assina a ata de fundação da Irmandade de Santa Cecília, como professor de música.
1788
Compõe a Ladainha de Nossa Senhora para quatro vozes e órgão.
1789
Compõe os hinos O Summe Redemptor Carmen e Pange Lingua.
1790
Obteve notoriedade no Rio de Janeiro com uma obra instrumental: Sinfonia Fúnebre.
1791
Solicita ordenação ao sacerdócio, sendo aprovado em 1792.
1792
Entra em um período de grande produtividade, compondo cerca de 32 obras, entre elas, dois Miserere (1798).
1794
Encontradas indicações de cópias de duetos e trios de Maurício Nunes no inventário de Salvador José de Almeida e Faria.
1795
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1799
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1800
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1801
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1803
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1808
D. João eleva a Igreja do Carmo à categoria de Capela Real e nomeia José Mauricio Mestre de Capela, responsável por prover música para todas as datas litúrgicas e comemorativas.
Chegada da corte portuguesa ao Rio de Janeiro. No dia seguinte ao desembarque, houve missa com música de José Maurício Nunes Garcia, que muito impressionou o Príncipe D. João.
1809
Compõe a Missa de São Miguel Arcanjo e a Missa de São Pedro de Alcântara (CPM 105), esta última dedicada ao príncipe D. Pedro.
1810
Compõe o Te Deum em ação de graças pela \”feliz viagem\” da família real.
1813
Começa a compor para a igreja dos Terceiros do Carmo, ao lado da Capela Real.
1814
Compõe a Novena do Apóstolo São Pedro (CPM 66) e o Bendito e Louvado Seja (CPM 12), para a Real Fazenda.
1815
Compõe as Matinas do Apóstolo São Pedro (cpm173), para a irmandade de São Pedro dos Clérigos, e outro Bendito e Louvado Seja (cpm13), para a Real Fazenda.
1816
Rege a música da missa pela elevação do Brasil a Reino Unido, celebrada na igreja de São Francisco de Paula, no Largo da Sé Velha.
1819
Padre José Maurício Nunes Garcia rege o Réquiem de Mozart – em primeira audição no Brasil – com os músicos da Irmandade de Santa Cecília, na Igreja do Parto, tendo Sigismund Neukomm entre os expectadores.
1821
Compõe um Laudamus que lembra a música de Rossini, cujas óperas começavam a fazer sucesso nos teatros do Rio de Janeiro.
1821
Escreve o Compêndio de Música e Método para Pianoforte, um dos primeiros métodos de música do Brasil.
1822
Desse ano, a única obra conhecida é a Novena do Santíssimo Sacramento (CPM 75).
1826
Em nome da irmandade de Santa Cecília, encomendaram-lhe uma missa, hoje conhecida Missa de Santa Cecília (cpm113).
1828
Renunciou ao título de Cavaleiro do Hábito de Cristo, em benefício de Apolinário José, o único que reconheceu como filho.
1830
Na presença do filho e um escravo, José Maurício falece sussurrando um hino a Nossa Senhora.
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Nossa missão é promover a conservação dos mamíferos carnívoros neotropicais e de seus habitats. O Instituto para a Conservação dos Carnívoros Neotropicais – Pró-Carnívoros é uma associação civil, de direito privado, não governamental e sem fins lucrativos.
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1783
Compõe, aos 16 anos, sua primeira peça musical: Tota Pulchra Es Maria.
1784
Aos 17 anos, assina a ata de fundação da Irmandade de Santa Cecília, como professor de música.
1788
Compõe a Ladainha de Nossa Senhora para quatro vozes e órgão.
1789
Compõe os hinos O Summe Redemptor Carmen e Pange Lingua.
1790
Obteve notoriedade no Rio de Janeiro com uma obra instrumental: Sinfonia Fúnebre.
1791
Solicita ordenação ao sacerdócio, sendo aprovado em 1792.
1792
Entra em um período de grande produtividade, compondo cerca de 32 obras, entre elas, dois Miserere (1798).
1794
Encontradas indicações de cópias de duetos e trios de Maurício Nunes no inventário de Salvador José de Almeida e Faria.
1795
É nomeado professor público de música e instala um curso de música gratuito na própria casa. É nomeado Mestre de Capela da Sé.
1799
Ingressa na irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos, e compõe mais uma série de obras.
1800
Compõe o moteto Te Christe Solum Novimus.
1801
Compõe o Te Deum para as Matinas da Assunção (CPM 91) e a Missa em Si bemol (CPM 102).
1803
Enriquece seu repertório instrumental compondo as aberturas A Tempestade (cpm233) e Zemira (cpm231).
1808
D. João eleva a Igreja do Carmo à categoria de Capela Real e nomeia José Mauricio Mestre de Capela, responsável por prover música para todas as datas litúrgicas e comemorativas.
Chegada da corte portuguesa ao Rio de Janeiro. No dia seguinte ao desembarque, houve missa com música de José Maurício Nunes Garcia, que muito impressionou o Príncipe D. João.
1809
Compõe a Missa de São Miguel Arcanjo e a Missa de São Pedro de Alcântara (CPM 105), esta última dedicada ao príncipe D. Pedro.
1810
Compõe o Te Deum em ação de graças pela \”feliz viagem\” da família real.
1813
Começa a compor para a igreja dos Terceiros do Carmo, ao lado da Capela Real.
1814
Compõe a Novena do Apóstolo São Pedro (CPM 66) e o Bendito e Louvado Seja (CPM 12), para a Real Fazenda.
1815
Compõe as Matinas do Apóstolo São Pedro (cpm173), para a irmandade de São Pedro dos Clérigos, e outro Bendito e Louvado Seja (cpm13), para a Real Fazenda.
1816
Rege a música da missa pela elevação do Brasil a Reino Unido, celebrada na igreja de São Francisco de Paula, no Largo da Sé Velha.
1819
Padre José Maurício Nunes Garcia rege o Réquiem de Mozart – em primeira audição no Brasil – com os músicos da Irmandade de Santa Cecília, na Igreja do Parto, tendo Sigismund Neukomm entre os expectadores.
1821
Compõe um Laudamus que lembra a música de Rossini, cujas óperas começavam a fazer sucesso nos teatros do Rio de Janeiro.
1821
Escreve o Compêndio de Música e Método para Pianoforte, um dos primeiros métodos de música do Brasil.
1822
Desse ano, a única obra conhecida é a Novena do Santíssimo Sacramento (CPM 75).
1826
Em nome da irmandade de Santa Cecília, encomendaram-lhe uma missa, hoje conhecida Missa de Santa Cecília (cpm113).
1828
Renunciou ao título de Cavaleiro do Hábito de Cristo, em benefício de Apolinário José, o único que reconheceu como filho.
1830
Na presença do filho e um escravo, José Maurício falece sussurrando um hino a Nossa Senhora.
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Nossa missão é promover a conservação dos mamíferos carnívoros neotropicais e de seus habitats. O Instituto para a Conservação dos Carnívoros Neotropicais – Pró-Carnívoros é uma associação civil, de direito privado, não governamental e sem fins lucrativos.
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Compõe, aos 16 anos, sua primeira peça musical: Tota Pulchra Es Maria.
1784
Aos 17 anos, assina a ata de fundação da Irmandade de Santa Cecília, como professor de música.
1788
Compõe a Ladainha de Nossa Senhora para quatro vozes e órgão.
1789
Compõe os hinos O Summe Redemptor Carmen e Pange Lingua.
1790
Obteve notoriedade no Rio de Janeiro com uma obra instrumental: Sinfonia Fúnebre.
1791
Solicita ordenação ao sacerdócio, sendo aprovado em 1792.
1792
Entra em um período de grande produtividade, compondo cerca de 32 obras, entre elas, dois Miserere (1798).
1794
Encontradas indicações de cópias de duetos e trios de Maurício Nunes no inventário de Salvador José de Almeida e Faria.
1795
É nomeado professor público de música e instala um curso de música gratuito na própria casa. É nomeado Mestre de Capela da Sé.
1799
Ingressa na irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos, e compõe mais uma série de obras.
1800
Compõe o moteto Te Christe Solum Novimus.
1801
Compõe o Te Deum para as Matinas da Assunção (CPM 91) e a Missa em Si bemol (CPM 102).
1803
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1808
D. João eleva a Igreja do Carmo à categoria de Capela Real e nomeia José Mauricio Mestre de Capela, responsável por prover música para todas as datas litúrgicas e comemorativas.
Chegada da corte portuguesa ao Rio de Janeiro. No dia seguinte ao desembarque, houve missa com música de José Maurício Nunes Garcia, que muito impressionou o Príncipe D. João.
1809
Compõe a Missa de São Miguel Arcanjo e a Missa de São Pedro de Alcântara (CPM 105), esta última dedicada ao príncipe D. Pedro.
1810
Compõe o Te Deum em ação de graças pela \”feliz viagem\” da família real.
1813
Começa a compor para a igreja dos Terceiros do Carmo, ao lado da Capela Real.
1814
Compõe a Novena do Apóstolo São Pedro (CPM 66) e o Bendito e Louvado Seja (CPM 12), para a Real Fazenda.
1815
Compõe as Matinas do Apóstolo São Pedro (cpm173), para a irmandade de São Pedro dos Clérigos, e outro Bendito e Louvado Seja (cpm13), para a Real Fazenda.
1816
Rege a música da missa pela elevação do Brasil a Reino Unido, celebrada na igreja de São Francisco de Paula, no Largo da Sé Velha.
1819
Padre José Maurício Nunes Garcia rege o Réquiem de Mozart – em primeira audição no Brasil – com os músicos da Irmandade de Santa Cecília, na Igreja do Parto, tendo Sigismund Neukomm entre os expectadores.
1821
Compõe um Laudamus que lembra a música de Rossini, cujas óperas começavam a fazer sucesso nos teatros do Rio de Janeiro.
1821
Escreve o Compêndio de Música e Método para Pianoforte, um dos primeiros métodos de música do Brasil.
1822
Desse ano, a única obra conhecida é a Novena do Santíssimo Sacramento (CPM 75).
1826
Em nome da irmandade de Santa Cecília, encomendaram-lhe uma missa, hoje conhecida Missa de Santa Cecília (cpm113).
1828
Renunciou ao título de Cavaleiro do Hábito de Cristo, em benefício de Apolinário José, o único que reconheceu como filho.
1830
Na presença do filho e um escravo, José Maurício falece sussurrando um hino a Nossa Senhora.
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Aos 17 anos, assina a ata de fundação da Irmandade de Santa Cecília, como professor de música.
1788
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1790
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1791
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1792
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1794
Encontradas indicações de cópias de duetos e trios de Maurício Nunes no inventário de Salvador José de Almeida e Faria.
1795
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1799
Ingressa na irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos, e compõe mais uma série de obras.
1800
Compõe o moteto Te Christe Solum Novimus.
1801
Compõe o Te Deum para as Matinas da Assunção (CPM 91) e a Missa em Si bemol (CPM 102).
1803
Enriquece seu repertório instrumental compondo as aberturas A Tempestade (cpm233) e Zemira (cpm231).
1808
D. João eleva a Igreja do Carmo à categoria de Capela Real e nomeia José Mauricio Mestre de Capela, responsável por prover música para todas as datas litúrgicas e comemorativas.
Chegada da corte portuguesa ao Rio de Janeiro. No dia seguinte ao desembarque, houve missa com música de José Maurício Nunes Garcia, que muito impressionou o Príncipe D. João.
1809
Compõe a Missa de São Miguel Arcanjo e a Missa de São Pedro de Alcântara (CPM 105), esta última dedicada ao príncipe D. Pedro.
1810
Compõe o Te Deum em ação de graças pela \”feliz viagem\” da família real.
1813
Começa a compor para a igreja dos Terceiros do Carmo, ao lado da Capela Real.
1814
Compõe a Novena do Apóstolo São Pedro (CPM 66) e o Bendito e Louvado Seja (CPM 12), para a Real Fazenda.
1815
Compõe as Matinas do Apóstolo São Pedro (cpm173), para a irmandade de São Pedro dos Clérigos, e outro Bendito e Louvado Seja (cpm13), para a Real Fazenda.
1816
Rege a música da missa pela elevação do Brasil a Reino Unido, celebrada na igreja de São Francisco de Paula, no Largo da Sé Velha.
1819
Padre José Maurício Nunes Garcia rege o Réquiem de Mozart – em primeira audição no Brasil – com os músicos da Irmandade de Santa Cecília, na Igreja do Parto, tendo Sigismund Neukomm entre os expectadores.
1821
Compõe um Laudamus que lembra a música de Rossini, cujas óperas começavam a fazer sucesso nos teatros do Rio de Janeiro.
1821
Escreve o Compêndio de Música e Método para Pianoforte, um dos primeiros métodos de música do Brasil.
1822
Desse ano, a única obra conhecida é a Novena do Santíssimo Sacramento (CPM 75).
1826
Em nome da irmandade de Santa Cecília, encomendaram-lhe uma missa, hoje conhecida Missa de Santa Cecília (cpm113).
1828
Renunciou ao título de Cavaleiro do Hábito de Cristo, em benefício de Apolinário José, o único que reconheceu como filho.
1830
Na presença do filho e um escravo, José Maurício falece sussurrando um hino a Nossa Senhora.
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Isso é Matte
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Programa Amigos da Onça: Grandes predadores e sociobiodiversidade na Caatinga
Nossa missão é promover a conservação dos mamíferos carnívoros neotropicais e de seus habitats. O Instituto para a Conservação dos Carnívoros Neotropicais – Pró-Carnívoros é uma associação civil, de direito privado, não governamental e sem fins lucrativos.
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Compõe a Ladainha de Nossa Senhora para quatro vozes e órgão.
1789
Compõe os hinos O Summe Redemptor Carmen e Pange Lingua.
1790
Obteve notoriedade no Rio de Janeiro com uma obra instrumental: Sinfonia Fúnebre.
1791
Solicita ordenação ao sacerdócio, sendo aprovado em 1792.
1792
Entra em um período de grande produtividade, compondo cerca de 32 obras, entre elas, dois Miserere (1798).
1794
Encontradas indicações de cópias de duetos e trios de Maurício Nunes no inventário de Salvador José de Almeida e Faria.
1795
É nomeado professor público de música e instala um curso de música gratuito na própria casa. É nomeado Mestre de Capela da Sé.
1799
Ingressa na irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos, e compõe mais uma série de obras.
1800
Compõe o moteto Te Christe Solum Novimus.
1801
Compõe o Te Deum para as Matinas da Assunção (CPM 91) e a Missa em Si bemol (CPM 102).
1803
Enriquece seu repertório instrumental compondo as aberturas A Tempestade (cpm233) e Zemira (cpm231).
1808
D. João eleva a Igreja do Carmo à categoria de Capela Real e nomeia José Mauricio Mestre de Capela, responsável por prover música para todas as datas litúrgicas e comemorativas.
Chegada da corte portuguesa ao Rio de Janeiro. No dia seguinte ao desembarque, houve missa com música de José Maurício Nunes Garcia, que muito impressionou o Príncipe D. João.
1809
Compõe a Missa de São Miguel Arcanjo e a Missa de São Pedro de Alcântara (CPM 105), esta última dedicada ao príncipe D. Pedro.
1810
Compõe o Te Deum em ação de graças pela \”feliz viagem\” da família real.
1813
Começa a compor para a igreja dos Terceiros do Carmo, ao lado da Capela Real.
1814
Compõe a Novena do Apóstolo São Pedro (CPM 66) e o Bendito e Louvado Seja (CPM 12), para a Real Fazenda.
1815
Compõe as Matinas do Apóstolo São Pedro (cpm173), para a irmandade de São Pedro dos Clérigos, e outro Bendito e Louvado Seja (cpm13), para a Real Fazenda.
1816
Rege a música da missa pela elevação do Brasil a Reino Unido, celebrada na igreja de São Francisco de Paula, no Largo da Sé Velha.
1819
Padre José Maurício Nunes Garcia rege o Réquiem de Mozart – em primeira audição no Brasil – com os músicos da Irmandade de Santa Cecília, na Igreja do Parto, tendo Sigismund Neukomm entre os expectadores.
1821
Compõe um Laudamus que lembra a música de Rossini, cujas óperas começavam a fazer sucesso nos teatros do Rio de Janeiro.
1821
Escreve o Compêndio de Música e Método para Pianoforte, um dos primeiros métodos de música do Brasil.
1822
Desse ano, a única obra conhecida é a Novena do Santíssimo Sacramento (CPM 75).
1826
Em nome da irmandade de Santa Cecília, encomendaram-lhe uma missa, hoje conhecida Missa de Santa Cecília (cpm113).
1828
Renunciou ao título de Cavaleiro do Hábito de Cristo, em benefício de Apolinário José, o único que reconheceu como filho.
1830
Na presença do filho e um escravo, José Maurício falece sussurrando um hino a Nossa Senhora.
FONTE SITE OFICIAL MUSICA BRASILIS. Disponível em <https://musicabrasilis.org.br/; Acesso em 17 de julho de 2020.
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1790
Obteve notoriedade no Rio de Janeiro com uma obra instrumental: Sinfonia Fúnebre.
1791
Solicita ordenação ao sacerdócio, sendo aprovado em 1792.
1792
Entra em um período de grande produtividade, compondo cerca de 32 obras, entre elas, dois Miserere (1798).
1794
Encontradas indicações de cópias de duetos e trios de Maurício Nunes no inventário de Salvador José de Almeida e Faria.
1795
É nomeado professor público de música e instala um curso de música gratuito na própria casa. É nomeado Mestre de Capela da Sé.
1799
Ingressa na irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos, e compõe mais uma série de obras.
1800
Compõe o moteto Te Christe Solum Novimus.
1801
Compõe o Te Deum para as Matinas da Assunção (CPM 91) e a Missa em Si bemol (CPM 102).
1803
Enriquece seu repertório instrumental compondo as aberturas A Tempestade (cpm233) e Zemira (cpm231).
1808
D. João eleva a Igreja do Carmo à categoria de Capela Real e nomeia José Mauricio Mestre de Capela, responsável por prover música para todas as datas litúrgicas e comemorativas.
Chegada da corte portuguesa ao Rio de Janeiro. No dia seguinte ao desembarque, houve missa com música de José Maurício Nunes Garcia, que muito impressionou o Príncipe D. João.
1809
Compõe a Missa de São Miguel Arcanjo e a Missa de São Pedro de Alcântara (CPM 105), esta última dedicada ao príncipe D. Pedro.
1810
Compõe o Te Deum em ação de graças pela \”feliz viagem\” da família real.
1813
Começa a compor para a igreja dos Terceiros do Carmo, ao lado da Capela Real.
1814
Compõe a Novena do Apóstolo São Pedro (CPM 66) e o Bendito e Louvado Seja (CPM 12), para a Real Fazenda.
1815
Compõe as Matinas do Apóstolo São Pedro (cpm173), para a irmandade de São Pedro dos Clérigos, e outro Bendito e Louvado Seja (cpm13), para a Real Fazenda.
1816
Rege a música da missa pela elevação do Brasil a Reino Unido, celebrada na igreja de São Francisco de Paula, no Largo da Sé Velha.
1819
Padre José Maurício Nunes Garcia rege o Réquiem de Mozart – em primeira audição no Brasil – com os músicos da Irmandade de Santa Cecília, na Igreja do Parto, tendo Sigismund Neukomm entre os expectadores.
1821
Compõe um Laudamus que lembra a música de Rossini, cujas óperas começavam a fazer sucesso nos teatros do Rio de Janeiro.
1821
Escreve o Compêndio de Música e Método para Pianoforte, um dos primeiros métodos de música do Brasil.
1822
Desse ano, a única obra conhecida é a Novena do Santíssimo Sacramento (CPM 75).
1826
Em nome da irmandade de Santa Cecília, encomendaram-lhe uma missa, hoje conhecida Missa de Santa Cecília (cpm113).
1828
Renunciou ao título de Cavaleiro do Hábito de Cristo, em benefício de Apolinário José, o único que reconheceu como filho.
1830
Na presença do filho e um escravo, José Maurício falece sussurrando um hino a Nossa Senhora.
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1791
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1794
Encontradas indicações de cópias de duetos e trios de Maurício Nunes no inventário de Salvador José de Almeida e Faria.
1795
É nomeado professor público de música e instala um curso de música gratuito na própria casa. É nomeado Mestre de Capela da Sé.
1799
Ingressa na irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos, e compõe mais uma série de obras.
1800
Compõe o moteto Te Christe Solum Novimus.
1801
Compõe o Te Deum para as Matinas da Assunção (CPM 91) e a Missa em Si bemol (CPM 102).
1803
Enriquece seu repertório instrumental compondo as aberturas A Tempestade (cpm233) e Zemira (cpm231).
1808
D. João eleva a Igreja do Carmo à categoria de Capela Real e nomeia José Mauricio Mestre de Capela, responsável por prover música para todas as datas litúrgicas e comemorativas.
Chegada da corte portuguesa ao Rio de Janeiro. No dia seguinte ao desembarque, houve missa com música de José Maurício Nunes Garcia, que muito impressionou o Príncipe D. João.
1809
Compõe a Missa de São Miguel Arcanjo e a Missa de São Pedro de Alcântara (CPM 105), esta última dedicada ao príncipe D. Pedro.
1810
Compõe o Te Deum em ação de graças pela \”feliz viagem\” da família real.
1813
Começa a compor para a igreja dos Terceiros do Carmo, ao lado da Capela Real.
1814
Compõe a Novena do Apóstolo São Pedro (CPM 66) e o Bendito e Louvado Seja (CPM 12), para a Real Fazenda.
1815
Compõe as Matinas do Apóstolo São Pedro (cpm173), para a irmandade de São Pedro dos Clérigos, e outro Bendito e Louvado Seja (cpm13), para a Real Fazenda.
1816
Rege a música da missa pela elevação do Brasil a Reino Unido, celebrada na igreja de São Francisco de Paula, no Largo da Sé Velha.
1819
Padre José Maurício Nunes Garcia rege o Réquiem de Mozart – em primeira audição no Brasil – com os músicos da Irmandade de Santa Cecília, na Igreja do Parto, tendo Sigismund Neukomm entre os expectadores.
1821
Compõe um Laudamus que lembra a música de Rossini, cujas óperas começavam a fazer sucesso nos teatros do Rio de Janeiro.
1821
Escreve o Compêndio de Música e Método para Pianoforte, um dos primeiros métodos de música do Brasil.
1822
Desse ano, a única obra conhecida é a Novena do Santíssimo Sacramento (CPM 75).
1826
Em nome da irmandade de Santa Cecília, encomendaram-lhe uma missa, hoje conhecida Missa de Santa Cecília (cpm113).
1828
Renunciou ao título de Cavaleiro do Hábito de Cristo, em benefício de Apolinário José, o único que reconheceu como filho.
1830
Na presença do filho e um escravo, José Maurício falece sussurrando um hino a Nossa Senhora.
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1799
Ingressa na irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos, e compõe mais uma série de obras.
1800
Compõe o moteto Te Christe Solum Novimus.
1801
Compõe o Te Deum para as Matinas da Assunção (CPM 91) e a Missa em Si bemol (CPM 102).
1803
Enriquece seu repertório instrumental compondo as aberturas A Tempestade (cpm233) e Zemira (cpm231).
1808
D. João eleva a Igreja do Carmo à categoria de Capela Real e nomeia José Mauricio Mestre de Capela, responsável por prover música para todas as datas litúrgicas e comemorativas.
Chegada da corte portuguesa ao Rio de Janeiro. No dia seguinte ao desembarque, houve missa com música de José Maurício Nunes Garcia, que muito impressionou o Príncipe D. João.
1809
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1810
Compõe o Te Deum em ação de graças pela \”feliz viagem\” da família real.
1813
Começa a compor para a igreja dos Terceiros do Carmo, ao lado da Capela Real.
1814
Compõe a Novena do Apóstolo São Pedro (CPM 66) e o Bendito e Louvado Seja (CPM 12), para a Real Fazenda.
1815
Compõe as Matinas do Apóstolo São Pedro (cpm173), para a irmandade de São Pedro dos Clérigos, e outro Bendito e Louvado Seja (cpm13), para a Real Fazenda.
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1821
Compõe um Laudamus que lembra a música de Rossini, cujas óperas começavam a fazer sucesso nos teatros do Rio de Janeiro.
1821
Escreve o Compêndio de Música e Método para Pianoforte, um dos primeiros métodos de música do Brasil.
1822
Desse ano, a única obra conhecida é a Novena do Santíssimo Sacramento (CPM 75).
1826
Em nome da irmandade de Santa Cecília, encomendaram-lhe uma missa, hoje conhecida Missa de Santa Cecília (cpm113).
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1794
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1795
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1799
Ingressa na irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos, e compõe mais uma série de obras.
1800
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1801
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1803
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Chegada da corte portuguesa ao Rio de Janeiro. No dia seguinte ao desembarque, houve missa com música de José Maurício Nunes Garcia, que muito impressionou o Príncipe D. João.
1809
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1810
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1815
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1821
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Renunciou ao título de Cavaleiro do Hábito de Cristo, em benefício de Apolinário José, o único que reconheceu como filho.
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1809
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1813
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1814
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1815
Compõe as Matinas do Apóstolo São Pedro (cpm173), para a irmandade de São Pedro dos Clérigos, e outro Bendito e Louvado Seja (cpm13), para a Real Fazenda.
1816
Rege a música da missa pela elevação do Brasil a Reino Unido, celebrada na igreja de São Francisco de Paula, no Largo da Sé Velha.
1819
Padre José Maurício Nunes Garcia rege o Réquiem de Mozart – em primeira audição no Brasil – com os músicos da Irmandade de Santa Cecília, na Igreja do Parto, tendo Sigismund Neukomm entre os expectadores.
1821
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1821
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1822
Desse ano, a única obra conhecida é a Novena do Santíssimo Sacramento (CPM 75).
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Em nome da irmandade de Santa Cecília, encomendaram-lhe uma missa, hoje conhecida Missa de Santa Cecília (cpm113).
1828
Renunciou ao título de Cavaleiro do Hábito de Cristo, em benefício de Apolinário José, o único que reconheceu como filho.
1830
Na presença do filho e um escravo, José Maurício falece sussurrando um hino a Nossa Senhora.
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1799
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1800
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1801
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1803
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1808
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1830
Na presença do filho e um escravo, José Maurício falece sussurrando um hino a Nossa Senhora.
FONTE SITE OFICIAL MUSICA BRASILIS. Disponível em <https://musicabrasilis.org.br/; Acesso em 17 de julho de 2020.
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Programa Amigos da Onça: Grandes predadores e sociobiodiversidade na Caatinga
Nossa missão é promover a conservação dos mamíferos carnívoros neotropicais e de seus habitats. O Instituto para a Conservação dos Carnívoros Neotropicais – Pró-Carnívoros é uma associação civil, de direito privado, não governamental e sem fins lucrativos.
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Ingressa na irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos, e compõe mais uma série de obras.
1800
Compõe o moteto Te Christe Solum Novimus.
1801
Compõe o Te Deum para as Matinas da Assunção (CPM 91) e a Missa em Si bemol (CPM 102).
1803
Enriquece seu repertório instrumental compondo as aberturas A Tempestade (cpm233) e Zemira (cpm231).
1808
D. João eleva a Igreja do Carmo à categoria de Capela Real e nomeia José Mauricio Mestre de Capela, responsável por prover música para todas as datas litúrgicas e comemorativas.
Chegada da corte portuguesa ao Rio de Janeiro. No dia seguinte ao desembarque, houve missa com música de José Maurício Nunes Garcia, que muito impressionou o Príncipe D. João.
1809
Compõe a Missa de São Miguel Arcanjo e a Missa de São Pedro de Alcântara (CPM 105), esta última dedicada ao príncipe D. Pedro.
1810
Compõe o Te Deum em ação de graças pela \”feliz viagem\” da família real.
1813
Começa a compor para a igreja dos Terceiros do Carmo, ao lado da Capela Real.
1814
Compõe a Novena do Apóstolo São Pedro (CPM 66) e o Bendito e Louvado Seja (CPM 12), para a Real Fazenda.
1815
Compõe as Matinas do Apóstolo São Pedro (cpm173), para a irmandade de São Pedro dos Clérigos, e outro Bendito e Louvado Seja (cpm13), para a Real Fazenda.
1816
Rege a música da missa pela elevação do Brasil a Reino Unido, celebrada na igreja de São Francisco de Paula, no Largo da Sé Velha.
1819
Padre José Maurício Nunes Garcia rege o Réquiem de Mozart – em primeira audição no Brasil – com os músicos da Irmandade de Santa Cecília, na Igreja do Parto, tendo Sigismund Neukomm entre os expectadores.
1821
Compõe um Laudamus que lembra a música de Rossini, cujas óperas começavam a fazer sucesso nos teatros do Rio de Janeiro.
1821
Escreve o Compêndio de Música e Método para Pianoforte, um dos primeiros métodos de música do Brasil.
1822
Desse ano, a única obra conhecida é a Novena do Santíssimo Sacramento (CPM 75).
1826
Em nome da irmandade de Santa Cecília, encomendaram-lhe uma missa, hoje conhecida Missa de Santa Cecília (cpm113).
1828
Renunciou ao título de Cavaleiro do Hábito de Cristo, em benefício de Apolinário José, o único que reconheceu como filho.
1830
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Compõe o moteto Te Christe Solum Novimus.
1801
Compõe o Te Deum para as Matinas da Assunção (CPM 91) e a Missa em Si bemol (CPM 102).
1803
Enriquece seu repertório instrumental compondo as aberturas A Tempestade (cpm233) e Zemira (cpm231).
1808
D. João eleva a Igreja do Carmo à categoria de Capela Real e nomeia José Mauricio Mestre de Capela, responsável por prover música para todas as datas litúrgicas e comemorativas.
Chegada da corte portuguesa ao Rio de Janeiro. No dia seguinte ao desembarque, houve missa com música de José Maurício Nunes Garcia, que muito impressionou o Príncipe D. João.
1809
Compõe a Missa de São Miguel Arcanjo e a Missa de São Pedro de Alcântara (CPM 105), esta última dedicada ao príncipe D. Pedro.
1810
Compõe o Te Deum em ação de graças pela \”feliz viagem\” da família real.
1813
Começa a compor para a igreja dos Terceiros do Carmo, ao lado da Capela Real.
1814
Compõe a Novena do Apóstolo São Pedro (CPM 66) e o Bendito e Louvado Seja (CPM 12), para a Real Fazenda.
1815
Compõe as Matinas do Apóstolo São Pedro (cpm173), para a irmandade de São Pedro dos Clérigos, e outro Bendito e Louvado Seja (cpm13), para a Real Fazenda.
1816
Rege a música da missa pela elevação do Brasil a Reino Unido, celebrada na igreja de São Francisco de Paula, no Largo da Sé Velha.
1819
Padre José Maurício Nunes Garcia rege o Réquiem de Mozart – em primeira audição no Brasil – com os músicos da Irmandade de Santa Cecília, na Igreja do Parto, tendo Sigismund Neukomm entre os expectadores.
1821
Compõe um Laudamus que lembra a música de Rossini, cujas óperas começavam a fazer sucesso nos teatros do Rio de Janeiro.
1821
Escreve o Compêndio de Música e Método para Pianoforte, um dos primeiros métodos de música do Brasil.
1822
Desse ano, a única obra conhecida é a Novena do Santíssimo Sacramento (CPM 75).
1826
Em nome da irmandade de Santa Cecília, encomendaram-lhe uma missa, hoje conhecida Missa de Santa Cecília (cpm113).
1828
Renunciou ao título de Cavaleiro do Hábito de Cristo, em benefício de Apolinário José, o único que reconheceu como filho.
1830
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1808
D. João eleva a Igreja do Carmo à categoria de Capela Real e nomeia José Mauricio Mestre de Capela, responsável por prover música para todas as datas litúrgicas e comemorativas.
Chegada da corte portuguesa ao Rio de Janeiro. No dia seguinte ao desembarque, houve missa com música de José Maurício Nunes Garcia, que muito impressionou o Príncipe D. João.
1809
Compõe a Missa de São Miguel Arcanjo e a Missa de São Pedro de Alcântara (CPM 105), esta última dedicada ao príncipe D. Pedro.
1810
Compõe o Te Deum em ação de graças pela \”feliz viagem\” da família real.
1813
Começa a compor para a igreja dos Terceiros do Carmo, ao lado da Capela Real.
1814
Compõe a Novena do Apóstolo São Pedro (CPM 66) e o Bendito e Louvado Seja (CPM 12), para a Real Fazenda.
1815
Compõe as Matinas do Apóstolo São Pedro (cpm173), para a irmandade de São Pedro dos Clérigos, e outro Bendito e Louvado Seja (cpm13), para a Real Fazenda.
1816
Rege a música da missa pela elevação do Brasil a Reino Unido, celebrada na igreja de São Francisco de Paula, no Largo da Sé Velha.
1819
Padre José Maurício Nunes Garcia rege o Réquiem de Mozart – em primeira audição no Brasil – com os músicos da Irmandade de Santa Cecília, na Igreja do Parto, tendo Sigismund Neukomm entre os expectadores.
1821
Compõe um Laudamus que lembra a música de Rossini, cujas óperas começavam a fazer sucesso nos teatros do Rio de Janeiro.
1821
Escreve o Compêndio de Música e Método para Pianoforte, um dos primeiros métodos de música do Brasil.
1822
Desse ano, a única obra conhecida é a Novena do Santíssimo Sacramento (CPM 75).
1826
Em nome da irmandade de Santa Cecília, encomendaram-lhe uma missa, hoje conhecida Missa de Santa Cecília (cpm113).
1828
Renunciou ao título de Cavaleiro do Hábito de Cristo, em benefício de Apolinário José, o único que reconheceu como filho.
1830
Na presença do filho e um escravo, José Maurício falece sussurrando um hino a Nossa Senhora.
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1808
D. João eleva a Igreja do Carmo à categoria de Capela Real e nomeia José Mauricio Mestre de Capela, responsável por prover música para todas as datas litúrgicas e comemorativas.
Chegada da corte portuguesa ao Rio de Janeiro. No dia seguinte ao desembarque, houve missa com música de José Maurício Nunes Garcia, que muito impressionou o Príncipe D. João.
1809
Compõe a Missa de São Miguel Arcanjo e a Missa de São Pedro de Alcântara (CPM 105), esta última dedicada ao príncipe D. Pedro.
1810
Compõe o Te Deum em ação de graças pela \”feliz viagem\” da família real.
1813
Começa a compor para a igreja dos Terceiros do Carmo, ao lado da Capela Real.
1814
Compõe a Novena do Apóstolo São Pedro (CPM 66) e o Bendito e Louvado Seja (CPM 12), para a Real Fazenda.
1815
Compõe as Matinas do Apóstolo São Pedro (cpm173), para a irmandade de São Pedro dos Clérigos, e outro Bendito e Louvado Seja (cpm13), para a Real Fazenda.
1816
Rege a música da missa pela elevação do Brasil a Reino Unido, celebrada na igreja de São Francisco de Paula, no Largo da Sé Velha.
1819
Padre José Maurício Nunes Garcia rege o Réquiem de Mozart – em primeira audição no Brasil – com os músicos da Irmandade de Santa Cecília, na Igreja do Parto, tendo Sigismund Neukomm entre os expectadores.
1821
Compõe um Laudamus que lembra a música de Rossini, cujas óperas começavam a fazer sucesso nos teatros do Rio de Janeiro.
1821
Escreve o Compêndio de Música e Método para Pianoforte, um dos primeiros métodos de música do Brasil.
1822
Desse ano, a única obra conhecida é a Novena do Santíssimo Sacramento (CPM 75).
1826
Em nome da irmandade de Santa Cecília, encomendaram-lhe uma missa, hoje conhecida Missa de Santa Cecília (cpm113).
1828
Renunciou ao título de Cavaleiro do Hábito de Cristo, em benefício de Apolinário José, o único que reconheceu como filho.
1830
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D. João eleva a Igreja do Carmo à categoria de Capela Real e nomeia José Mauricio Mestre de Capela, responsável por prover música para todas as datas litúrgicas e comemorativas.
Chegada da corte portuguesa ao Rio de Janeiro. No dia seguinte ao desembarque, houve missa com música de José Maurício Nunes Garcia, que muito impressionou o Príncipe D. João.
1809
Compõe a Missa de São Miguel Arcanjo e a Missa de São Pedro de Alcântara (CPM 105), esta última dedicada ao príncipe D. Pedro.
1810
Compõe o Te Deum em ação de graças pela \”feliz viagem\” da família real.
1813
Começa a compor para a igreja dos Terceiros do Carmo, ao lado da Capela Real.
1814
Compõe a Novena do Apóstolo São Pedro (CPM 66) e o Bendito e Louvado Seja (CPM 12), para a Real Fazenda.
1815
Compõe as Matinas do Apóstolo São Pedro (cpm173), para a irmandade de São Pedro dos Clérigos, e outro Bendito e Louvado Seja (cpm13), para a Real Fazenda.
1816
Rege a música da missa pela elevação do Brasil a Reino Unido, celebrada na igreja de São Francisco de Paula, no Largo da Sé Velha.
1819
Padre José Maurício Nunes Garcia rege o Réquiem de Mozart – em primeira audição no Brasil – com os músicos da Irmandade de Santa Cecília, na Igreja do Parto, tendo Sigismund Neukomm entre os expectadores.
1821
Compõe um Laudamus que lembra a música de Rossini, cujas óperas começavam a fazer sucesso nos teatros do Rio de Janeiro.
1821
Escreve o Compêndio de Música e Método para Pianoforte, um dos primeiros métodos de música do Brasil.
1822
Desse ano, a única obra conhecida é a Novena do Santíssimo Sacramento (CPM 75).
1826
Em nome da irmandade de Santa Cecília, encomendaram-lhe uma missa, hoje conhecida Missa de Santa Cecília (cpm113).
1828
Renunciou ao título de Cavaleiro do Hábito de Cristo, em benefício de Apolinário José, o único que reconheceu como filho.
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1810
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1813
Começa a compor para a igreja dos Terceiros do Carmo, ao lado da Capela Real.
1814
Compõe a Novena do Apóstolo São Pedro (CPM 66) e o Bendito e Louvado Seja (CPM 12), para a Real Fazenda.
1815
Compõe as Matinas do Apóstolo São Pedro (cpm173), para a irmandade de São Pedro dos Clérigos, e outro Bendito e Louvado Seja (cpm13), para a Real Fazenda.
1816
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1819
Padre José Maurício Nunes Garcia rege o Réquiem de Mozart – em primeira audição no Brasil – com os músicos da Irmandade de Santa Cecília, na Igreja do Parto, tendo Sigismund Neukomm entre os expectadores.
1821
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1813
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1815
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1816
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1819
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1821
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1814
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1815
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1816
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1819
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1821
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1821
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1822
Desse ano, a única obra conhecida é a Novena do Santíssimo Sacramento (CPM 75).
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Compõe a Novena do Apóstolo São Pedro (CPM 66) e o Bendito e Louvado Seja (CPM 12), para a Real Fazenda.
1815
Compõe as Matinas do Apóstolo São Pedro (cpm173), para a irmandade de São Pedro dos Clérigos, e outro Bendito e Louvado Seja (cpm13), para a Real Fazenda.
1816
Rege a música da missa pela elevação do Brasil a Reino Unido, celebrada na igreja de São Francisco de Paula, no Largo da Sé Velha.
1819
Padre José Maurício Nunes Garcia rege o Réquiem de Mozart – em primeira audição no Brasil – com os músicos da Irmandade de Santa Cecília, na Igreja do Parto, tendo Sigismund Neukomm entre os expectadores.
1821
Compõe um Laudamus que lembra a música de Rossini, cujas óperas começavam a fazer sucesso nos teatros do Rio de Janeiro.
1821
Escreve o Compêndio de Música e Método para Pianoforte, um dos primeiros métodos de música do Brasil.
1822
Desse ano, a única obra conhecida é a Novena do Santíssimo Sacramento (CPM 75).
1826
Em nome da irmandade de Santa Cecília, encomendaram-lhe uma missa, hoje conhecida Missa de Santa Cecília (cpm113).
1828
Renunciou ao título de Cavaleiro do Hábito de Cristo, em benefício de Apolinário José, o único que reconheceu como filho.
1830
Na presença do filho e um escravo, José Maurício falece sussurrando um hino a Nossa Senhora.
FONTE SITE OFICIAL MUSICA BRASILIS. Disponível em <https://musicabrasilis.org.br/; Acesso em 17 de julho de 2020.
Informações e Fotos por: Música Brasilis
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Nossa missão é promover a conservação dos mamíferos carnívoros neotropicais e de seus habitats. O Instituto para a Conservação dos Carnívoros Neotropicais – Pró-Carnívoros é uma associação civil, de direito privado, não governamental e sem fins lucrativos.
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1819
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1821
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1821
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1828
Renunciou ao título de Cavaleiro do Hábito de Cristo, em benefício de Apolinário José, o único que reconheceu como filho.
1830
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1830
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1826
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