1762 / MARCOS PORTUGAL
Fez carreira brilhante na Europa, com óperas encenadas não só em Lisboa, como em diversas cidades italianas e outras cortes importantes, como Paris e São Petersburgo. Compositor preferido de D. João, relutou em vir para o Brasil, o que só aconteceu em 1811. Algumas de suas óperas foram representadas no Real Teatro de S. João no Rio. Nunca mais retornou à Europa e aqui morreu em 1830.
Nascimento: Portugal, Lisboa, 24/03/1762
Falecimento: Brasil, Rio de Janeiro, RJ, 07/02/1830
VIAF: 71658212
1776
Aos 14 anos compõe um Miserere, a 4 vozes e órgão, que figura no catálogo das suas composições. Foi também notável o seu aproveitamento no estudo de canto e de órgão.
1783
É admitido na irmandade de Santa Cecília como cantor e organista da Patriarcal.
1785
É nomeado mestre do teatro do Salitre. Nessa época adquire grande fama de compositor. A música que escreve para o Salitre agrada muito, e torna-se popular.
1788
Compõe a música de uma oratória em italiano, de Luís Torriani, e dedicada à Senhora da Conceição.
1792
Algumas das composições do ilustre maestro são publicadas no Jornal de Modinhas e ficam em voga nas salas.
1811
Chega ao Rio de Janeiro, sendo recebido pelo príncipe regente e pela corte com as maiores considerações e estima. As primeiras obras que compõe são a Grande Missa, a 4 vozes e orquestra completa, e matinas para a festa do Natal.
1812
Por ordem do Príncipe D. João, escreve obras destinadas aos escravos da Fazenda de Santa Cruz, entre as quais A Saloia Enamorada, sobre o poema de Domingos Caldas Barbosa.
1813
Apresentação da peça alegórica de sua autoria O Juramento dos Numes, na inauguração do Teatro São João.
1816
Compõe uma Missa de Réquiem para as exéquias da Rainha D. Maria I.
1822
É executado pela primeira vez, no Teatro São João, o Hino da Independência, de sua autoria e também com versos de Evaristo da Veiga, e que foi o hino oficial brasileiro até 1824.
FONTE SITE OFICIAL MUSICA BRASILIS. Disponível em <https://musicabrasilis.org.br/; Acesso em 17 de julho de 2020.
Informações e Fotos por: Música Brasilis
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Nossa missão é promover a conservação dos mamíferos carnívoros neotropicais e de seus habitats. O Instituto para a Conservação dos Carnívoros Neotropicais – Pró-Carnívoros é uma associação civil, de direito privado, não governamental e sem fins lucrativos.
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Nascimento: Portugal, Lisboa, 24/03/1762
Falecimento: Brasil, Rio de Janeiro, RJ, 07/02/1830
VIAF: 71658212
1776
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1783
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1785
É nomeado mestre do teatro do Salitre. Nessa época adquire grande fama de compositor. A música que escreve para o Salitre agrada muito, e torna-se popular.
1788
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1792
Algumas das composições do ilustre maestro são publicadas no Jornal de Modinhas e ficam em voga nas salas.
1811
Chega ao Rio de Janeiro, sendo recebido pelo príncipe regente e pela corte com as maiores considerações e estima. As primeiras obras que compõe são a Grande Missa, a 4 vozes e orquestra completa, e matinas para a festa do Natal.
1812
Por ordem do Príncipe D. João, escreve obras destinadas aos escravos da Fazenda de Santa Cruz, entre as quais A Saloia Enamorada, sobre o poema de Domingos Caldas Barbosa.
1813
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1816
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1822
É executado pela primeira vez, no Teatro São João, o Hino da Independência, de sua autoria e também com versos de Evaristo da Veiga, e que foi o hino oficial brasileiro até 1824.
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1816
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1822
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1811
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1812
Por ordem do Príncipe D. João, escreve obras destinadas aos escravos da Fazenda de Santa Cruz, entre as quais A Saloia Enamorada, sobre o poema de Domingos Caldas Barbosa.
1813
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1816
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1822
É executado pela primeira vez, no Teatro São João, o Hino da Independência, de sua autoria e também com versos de Evaristo da Veiga, e que foi o hino oficial brasileiro até 1824.
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Chega ao Rio de Janeiro, sendo recebido pelo príncipe regente e pela corte com as maiores considerações e estima. As primeiras obras que compõe são a Grande Missa, a 4 vozes e orquestra completa, e matinas para a festa do Natal.
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1822
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